Páginas
▼
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
A Lenda de S. Valentim
Reza a história que o Imperador Claúdio II terá proibido a realização de casamentos pois acreditava que se os jovens não constituíssem família, mais facilmente se alistariam nos seus exércitos. Manter um grande império dependia, não só mas também, da existência de grandes e poderosos exércitos.
No entanto, um bispo romano terá continuado a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador. O bispo chamava-se Valentim e as cerimónias eram, evidentemente, realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante o período em que esteve preso, muitos jovens terão lançado flores e bilhetes para a sua cela afirmando que, apesar de tudo, ainda acreditavam no amor. Entre essas pessoas terá existido uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro. Astérias terá conseguido a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, segundo reza a lenda, milagrosamente, a jovem terá recuperado a visão. O bispo teria chegado a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “do seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Dia dos namorados
À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca Escolar não deixou passar em branco o Dia 14 de fevereiro. Este ano não decorámos a biblioteca a rigor, como no ano passado, mas continuámos a dinamizar o Correio de S. Valentim e tivemos a colaboração da Associação de Estudantes que dinamizou um concurso para eleição do "Casal Gama Barros". No bar, os "Corações Doces com Folhas de Poesia" não passaram despercebidos.
E para aqueles que desconhecem o porquê desta celebração a 14 de fevereiro aqui fica, resumidamente, a Lenda de S. Valentim.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Aristides de Sousa Mendes é uma figura incontornável quando se fala de Holocausto. A biblioteca escolar quis dar a conhecer à comunidade educativa e, em particular, a todos os que visitaram a exposição "Holocausto", este português que salvou milhares de judeus.
Queremos pois partilhar convosco o episódio do programa "Grandes Portugueses", dedicado a Aristides de Sousa Mendes, de que os alunos visionaram apenas um excerto durante a visita à referida exposição.
Aqui fica o episódio, na íntegra, para que não esqueçamos os grandes homens da história de Portugal e do Mundo.