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quinta-feira, 4 de abril de 2019

Rainha D. Maria II no Jardim das Leituras da Biblioteca Escolar











Há precisamente 200 anos nascia no Rio de Janeiro aquela que se viria a tornar na rainha de Portugal D. Maria II, filha de D. Pedro IV, Imperador do Brasil, e de D. Maria Leopoldina de Habsburgo. No âmbito do bicentenário do nascimento da nossa patrona, a professora bibliotecária dinamizou sessões de leitura a partir de um pequeno livro criado pela professora e que pretende dar a conhecer a vida desta monarca que recebeu o cognome de “A Educadora”.
As sessões destinaram-se aos alunos dos 5.º e 6.º anos e a todas as turmas dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica Ribeiro de Carvalho.
Foi com entusiasmo e curiosidade que os alunos ouviram a professora bibliotecária dar a conhecer pormenores curiosos da vida desta rainha, que nasceu no Brasil, e que viveu tempos conturbados nomeadamente por existirem diversos pretendentes ao trono de Portugal.
Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, de seu nome, foi protetora da educação, fez várias reformas nesta área com a criação de inúmeras escolas para vários níveis de ensino. Ampliou a rede escolar, criou liceus, a Academia de Belas Artes, a Escola Politécnica e o Conservatório Nacional. Em 1846, para celebrar o 27.º aniversário da rainha, foi inaugurado o Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio.
No final das sessões em que os alunos ficaram a saber isto e muito mais, a professora bibliotecária guiou-os pela exposição criada pela equipa de professores da biblioteca escolar e que pretende, para além de ilustrar um pouco da sua vida pessoal e pública, homenagear esta grande mulher.

















quarta-feira, 3 de abril de 2019

“Vulcões” na Biblioteca Escolar






“Vulcões” surge como resultado de mais uma parceria com os docentes de Ciências Naturais, desta vez com os do 7.º ano. À semelhança de outras atividades que são dinamizadas na biblioteca escolar, “Vulcões” permite consolidar e aprofundar os conteúdos lecionados nas aulas de Ciências Naturais pela diversidade e potencial motivacional dos suportes utilizados.
Em grupos de trabalho, os alunos “descobrem” Pompeia, limpando virtualmente as cinzas que se acumularam na cidade, e trazem à luz do dia pontos de interesse da mesma, tudo isto graças à App “Encyclopedia Britannica Kids – Vulcanoes”. A partir da consulta de um interessante livro “Vulcões e Sismos”, os alunos pesquisam a informação necessária para completarem um crucigrama e, finalmente, através do visionamento de um excerto do filme “Pompeia” conseguem identificar diversos fenómenos vulcânicos muito bem reproduzidos pela 7.ª Arte.
Mais uma atividade que motivou os alunos e que os ajudou no desenvolvimento de técnicas de pesquisa de informação e de promoção da literacia digital.



Sabias que:

No ano de 79 d.C., o Monte Vesúvio entrou em erupção e destruiu as cidades de Pompeia e Herculano. A erupção começou com uma coluna de cinzas e foi seguida por um fluxo piroclástico que, para além de destruir as cidades, matou a maioria dos seus habitantes. Escondidas debaixo das cinzas durante séculos, as cidades foram descobertas e escavadas a partir do séc. XVIII. Pompeia e Herculano tornaram-se cápsulas do tempo debaixo das cinzas, preservando vários pormenores das cidades. Em Pompeia há até moldes das pessoas que morreram naquele dia.