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segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Alunos da EBS Gama Barros visitam a exposição “100 anos com Saramago”







“100 anos com Saramago” é uma exposição inteiramente concebida pela equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Gama Barros. Esta exposição pretende levantar um pouco o véu sobre o homem José Saramago e dar a conhecer a dimensão da obra do Prémio Nobel da Literatura.

A Exposição desenvolve-se ao longo de quatro painéis:

- o primeiro, que introduz a exposição, e que contém um desenho a carvão de José Saramago da autoria de três alunos da turma do 12.º ano de Artes, a saber: Filipe Cesário, Maria Carolina Lopes e Nádia Pires.

- o segundo, que apresenta um conjunto de fotografias do autor – algumas delas apresentam, por um lado, uma vertente mais familiar – podemos ver o autor em criança e na companhia de alguns familiares mais próximos – por outro, a vertente pública e literária do autor – deste conjunto constam fotografias de José Saramago na companhia de alguns dos maiores vultos da literatura mundial e uma foto do discurso durante a cerimónia de entrega do Prémio Nobel, por exemplo;

- o terceiro painel reproduz as capas dos livros de algumas das obras de José Saramago, nomeadamente de algumas primeiras edições e de edições traduzidas como, por exemplo, de “O Memorial do Convento”, de “A Viagem do Elefante” e de outras. Dele faz, também, parte um outro desenho a carvão que representa José Saramago da autoria das alunas Francisca Pinto, Joana Fonseca, Maria Teresa David e Sara Ferreira.

- o quarto painel apresenta um conjunto de caricaturas do autor criadas por vários artistas.

A Biblioteca Escolar está a dinamizar visitas orientadas a esta exposição tendo, para isso, criado um conjunto de atividades que conduzem o olhar dos alunos por estes painéis, mas que vai além do que está exposto, na medida em que os alunos são convidados a ver um excerto do documentário “José e Pilar”, a ler um texto crítico sobre a obra “A Viagem do Elefante” e, ainda, a consultar, um guião sobre a vida e a obra do autor tendo que realizar várias tarefas na sequência de cada uma destas atividades.

Estas visitas são, sobretudo, destinadas aos alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos.  











domingo, 5 de dezembro de 2021

“Leituras Centenárias” na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

 

A 16 de novembro de 1922 nascia na Azinhaga, no Ribatejo, aquele que viria a ser, até ao momento presente, o único escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

99 anos depois, a Fundação José Saramago assinala a data com um conjunto de iniciativas que se vão desenrolar até 16 de novembro de 2022 altura em que, efetivamente, se completam os 100 anos do nascimento deste escritor.

O pontapé de saída para uma vasta programação cultural que vai acontecer durante um ano, aconteceu no dia 16 do passado mês de novembro e realizou-se no âmbito de uma parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura. O desafio lançado às escolas previa a leitura de textos de Saramago na comunidade escolar, em particular do conto “A Maior Flor do Mundo”. Entendemos associar-nos a esse acontecimento mas partindo da leitura de excertos de “As Pequenas Memórias”, obra que está, aliás, a ser lida por um dos Clubes de Leitura da escola – o 12.º LH1.

Assim, Biblioteca Escolar e Professores de Português associaram-se e planearam um grande evento em que se parou para ler na escola. Muitos foram os professores que abriram generosamente as portas das suas aulas para receberem dezenas de alunos do 12.º ano que, nos dias 15 e 16 de novembro, leram em voz alta pequenos textos para os seus colegas de 9.º, 10.º e 11.º anos. Houve, também, alunos do 12.º ano a lerem poemas da autoria de José Saramago para os mais jovens, nomeadamente para algumas turmas do 5.º ano.

Não faltou um apontamento na sala de professores. Três alunas do 12.º LH1 leram o texto de “As Pequenas Memórias” onde Saramago recorda o seu namoro passageiro com uma rapariga de nome Deolinda.  

Para assinalar este dia, a Biblioteca Escolar dinamizou, ainda, um “Leituras de Porta em Porta” que, mais uma vez, contou com a colaboração de alguns alunos monitores.

Aqui ficam algumas fotografias que registaram esses momentos de partilha de leituras em homenagem a José Saramago e o excerto do texto de "As Pequenas Memórias" lido na sala de professores.








“Daquela mesma varanda, tempos mais tarde, namorei uma rapariga de nome Deolinda, mais velha do que eu três ou quatro anos, que morava num prédio de uma rua paralela, a Travessa do Calado, cujas traseiras davam para as da minha casa. Há que esclarecer que namoro, o que então se chamava namoro, dos de requerimento formal e promessas mais ou menos para durar (“A menina quer namorar comigo?”,”Pois sim, se são boas as suas intenções”), nunca o chegou a ser. Olhávamo-nos muito, fazíamos sinais, conversávamos de varanda para varanda por cima dos pátios intermédios e das cordas da roupa, mas nada de mais avançado em matéria de compromissos. Tímido, acanhado, como me estava no carácter, fui algumas vezes a casa dela (vivia, creio recordar, com uns avós), mas ao mesmo tempo, decidido a tudo ou ao que calhasse. Um tudo que daria em nada. Ela era muito bonita, de rostinho redondo, mas, para meu desprazer, tinha os dentes estragados, e, além do mais, deveria pensar que eu era demasiado jovem para empenhar comigo os seus sentimentos. Divertia-se um pouco à falta de pretendente idóneo, mas, ou muito enganado ando desde então, tinha pena de que a diferença de idades se notasse tanto. Em certa altura desisti da empresa. Ela tinha o apelido de Bacalhau, e eu, pelos vistos já sensível aos sons e aos sentidos das palavras, não queria que mulher minha fosse pela vida carregando com o nome de Deolinda Bacalhau Saramago.”

 Saramago, J. (2006). As Pequenas Memórias. Lisboa: Editorial Caminho.

 











domingo, 7 de novembro de 2021

Mês das Bibliotecas Escolares assinalado na BE de uma forma bem real...





Tempus fugit – Nada mais verdadeiro que esta expressão latina utilizada pela primeira vez pelo poeta romano Virgílio.

Rapidamente chegou ao fim o mês das Bibliotecas Escolares - outubro. Foi um mês muito intenso de atividades na Biblioteca – visitas orientadas  para os novos alunos do 5.º ano, início de três Clubes de Leitura, sessões sobre o escritor, mercador, corsário, tradutor…Fernão Mendes Pinto, sessões sobre segurança na Internet, Halloween e, como não poderia deixar de ser, atividades em torno do tema proposto para o mês das Bibliotecas Escolares – “Contos de Fadas e Contos de todo o Mundo”.

Assim, e no âmbito deste tema, a equipa da BE propôs-se criar uma espécie de instalação alusiva a alguns Contos de Fadas e Contos de todo o mundo – concretamente falamos dos contos “O Capuchinho Vermelho” e “A Branca de Neve e os Sete Anões” dos irmãos Grimm, e “Aladino e a Lâmpada Mágica” dos “Contos das Mil e Uma Noites”.

Estes apontamentos geraram algum espanto e entusiasmo por parte dos miúdos, e até de alguns graúdos. Mas não se pense que se tratou de uma iniciativa desgarrada. Esta instalação enquadrou um conjunto de atividades de leitura e de animação dinamizadas para os alunos dos 5.º e 6.º anos.



E porque se trata de uma biblioteca, estiveram também em destaque alguns livros de “Contos de Fadas” assim como DVDs de adaptações destas histórias ao mundo do cinema.




 Não perca os próximos posts a propósito das atividades dinamizadas.





Turma do 10.º ano de Artes dá o pontapé de saída para os Clubes de Leitura de 2021/2022


Dois dos livros lidos no âmbito do Clube de Leitura

No passado dia 3 de novembro teve lugar a 1.ª sessão de partilha de leituras da turma 10.º AV1.

Esta sessão foi precedida por uma outra de motivação à leitura, realizada no dia 21 de setembro, na qual a professora bibliotecária fez o enquadramento dos três livros propostos para leitura: “O Filho de Noé” de Eric-Emmanuel Schmitt, “Um Dia” de Morris Gleitzman, e “O Rapaz do Pijama às Riscas” de John Boyne. Tratam-se de três narrativas que mostram a realidade cruel, dolorosa e monstruosa da 2.ª Guerra Mundial, nomeadamente a da perseguição dos Judeus e a vida nos campos de concentração, vistas pelo ponto de vista das crianças.

Nesta sessão de partilha, os alunos e as alunas começaram por dar o feedback das leituras realizadas – de uma forma geral, a maioria manifestou a sua satisfação em relação aos livros lidos. De seguida, os alunos e as alunas do 10.º AV1 responderam ao desafio lançado pela professora bibliotecária, Filomena Lima, e pela docente de Português, Fernanda Gomes, e partilharam excertos dos livros lidos a partir dos quais propuseram temas para debate. Os temas foram diversificados e, muitos deles, foram transpostos para a atualidade – estiveram em cima da mesa assuntos como a omissão ou a partilha da verdade com as crianças no que diz respeito a situações problemáticas, a coragem humana e a luta pela sobrevivência em situações limite, a questão da dignidade humana, a inocência dos mais jovens face a situações dramáticas, até mesmo trágicas…e muitos outros.

Foi uma sessão muito enriquecedora e interessante – os quase 100 minutos passaram rapidamente e os temas não se esgotaram, nem se repetiram.

Muito obrigada e muitos parabéns ao 10.º AV1 pela sua estreia no Clube de Leitura. Até breve… Com mais livros e mais partilhas. 






  


terça-feira, 5 de outubro de 2021

5 de outubro – Implantação da República


A 5 de outubro de 1910 era posto um ponto final à Monarquia Constitucional em Portugal para dar lugar à República. Novos símbolos iriam impor-se como uma nova bandeira, um novo Hino Nacional – A Portuguesa - e uma nova moeda.

111 anos depois muitos são aqueles que desconhecem a razão de ser deste feriado nacional. Assim, a Biblioteca sugere o visionamento de dois programas.

O 1.º apresenta um interessante testemunho de alguém que presenciou a fuga da família real na Ericeira e ajudá-lo-á a compreender um pouco melhor a razão pela qual se pôs fim à Monarquia em Portugal nesse dia . O 2.º, um interessante episódio do programa “Visita Guiada”, conduzi-lo-á pela história do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde que é, atualmente, um dos símbolos da República – a Assembleia da República.

Siga, então, os seguintes links:

https://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/



Por fim, uma sugestão de leitura para os mais jovens. A propósito deste importante acontecimento histórico, procura na Biblioteca o livro de José Jorge Letria "A Minha Primeira República" e através de uma linguagem acessível ficarás a saber por que razão vives numa República e não numa Monarquia.






Alunos do 5.º ano realizam visita orientada à Biblioteca Escolar

 


Terminaram as visitas orientadas à Biblioteca Escolar (BE) dinamizadas para todos os alunos do 5.º ano. Depois de uma breve passagem pelo espaço da BE no dia 13 de setembro, nessa altura acompanhados pelos respetivos encarregados de educação, desta vez os alunos deslocaram-se à biblioteca, no âmbito da disciplina de Português com os docentes José Mateus e Vanda Pereira que aderiram aos desafio da professora bibliotecária, para realizar um conjunto de atividades cujo objetivo é dar a conhecer o modo como o fundo documental está organizado, alguns dos direitos e deveres dos utilizadores, e ainda, levantar um pouco o véu relativamente à primeira obra que será estudada nas aulas de Português – falamos precisamente de “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf.

Os alunos foram convidados a partilhar ideias e conhecimentos salvaguardando-se os cuidados necessários que ainda estão em vigor devido à pandemia. Nesse sentido, foi fundamental a colaboração dos alunos monitores Carlos e Eduardo que apoiaram alguns dos seus colegas de 5.º ano durante a realização das atividades, e que também ajudaram na higienização dos equipamentos utilizados no final de cada utilização.

Realizaram-se 4 atividades, de forma rotativa, e fez-se uma revisão e uma consolidação de alguns conceitos relativos ao mundo das bibliotecas, como por exemplo, o conceito de “cota”. Os alunos ficaram a saber que todos os documentos da nossa biblioteca são arrumados em função da classe a que pertencem, de acordo com o “Sistema de Classificação Decimal Universal”. Tal como o próprio nome indica este sistema tem dez classes – de 0 a 9, e é adotado por muitas das bibliotecas de todo o mundo, como é o caso da Biblioteca de Alexandria, no Egito, considerada por muitos como a maior biblioteca do mundo.

O nosso Agrupamento adotou também um sistema cromático, idêntico ao da Biblioteca Municipal de Sintra, de acordo com o qual a cada classe está, também, associada uma cor. Assim, os novos alunos ficaram a saber que:

À classe 0 – Generalidades: (Dicionários e Enciclopédias) corresponde a cor roxa;

À classe 1 – Filosofia - corresponde a cor amarela;

À classe 2 – Religião - corresponde a cor preta;

À classe 3 – Ciências Sociais - corresponde a cor azul;

A classe 4 – Não está atribuída;

À classe 5 – Ciências Naturais - corresponde a cor cinzenta;

À classe 6 – Ciências Aplicadas - corresponde a cor vermelha;

À classe 7 – Arte e Desporto - corresponde a cor cinzenta;

À classe 8 – Língua e Literatura - corresponde a cor verde;

À classe 9 – Geografia e História - corresponde a cor laranja.

Claro que na nossa biblioteca não podia deixar de haver uma atividade com recurso a iPads. Assim, os alunos contruíram um puzzle da capa do livro “A Viúva e o Papagaio”, com recurso à App “Jig Saw Puzzle”, e fizeram uma observação e exploração dessa mesma capa, que foi complementada com uma leitura atenta do texto de contracapa. A propósito de uma palavra que poderá ser menos familiar (imprevisível), foram convidados a consultar e transcrever o significado da mesma a partir da consulta de um dicionário de Língua Portuguesa. Para isso, foi necessário proceder à “leitura” atenta da planta da BE, localizar a Classe 0, e o documento em questão.

Esta visita foi dominada pelo entusiasmo e pelo interesse dos alunos de todas as turmas do 5.º ano que conseguiram completar todas as atividades propostas. Afinal, esta foi também, e sobretudo, uma atividade de leitura - leitura em diversos suportes (papel e écran) e de diferentes textos – entrada de dicionário, planta de um espaço, ilustração, texto de contracapa, Guia do Utilizador…

As imagens falam mais do que mil palavras…