Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

"Solo e Rochas..."

 

A professora de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, Teresa Lopes, a acompanhar os alunos durante a realização de uma das tarefas

Sabias que…

- O mineral mais duro que existe é o diamante?

- O chumbo era usado pelos antigos egípcios como maquilhagem para escurecer as pálpebras e pelos romanos para fazer canos de água?

- As estruturas que se formam no chão das grutas se chamam estalagmites e as que se formam no teto se chamam estalagtites?

- As rochas extrusivas são conhecidas como rochas vulcânicas e são assim designadas tendo em conta o nome do deus romano do fogo Vulcão? e que as intrusivas também podem ser chamadas rochas plutónicas tendo em conta o Deus romano do submundo, Plutão?

 Estas e muitas outras curiosidades foram pesquisadas pelos alunos do 5.º ano durante a realização, na biblioteca escolar, da atividade “Solos e rochas”. Trata-se de uma atividade dinamizada em articulação com o currículo de Ciências Naturais, no âmbito de uma parceria entre a biblioteca escolar e os docentes desta disciplina. Esta atividade contempla a realização de quatro tarefas diferentes que passam pela leitura/pesquisa em livros e pelo visionamento de vídeos. A dinâmica adotada é já a habitual e possibilita a realização de atividades experimentais uma vez que as turmas são divididas em turnos – um turno está na biblioteca, e o outro está a fazer atividades experimentais no Clube de Ciência.

As quatro atividades dinamizadas na biblioteca permitem:

- aprender várias curiosidades sobre as rochas e os minerais;

- descobrir várias aplicações das rochas e dos minerais;

- pesquisar nos livros informação sobre os diferentes grupos de rochas;

-  e, ainda, identificar e refletir sobre as diferentes funções do solo.

Trata-se de uma iniciativa que pretende, não só consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas aulas de Ciências Naturais, mas, também, promover a literacia da leitura.

A atividade foi um sucesso e os alunos mostraram muito empenho e entusiasmo durante a sua realização.
















domingo, 12 de novembro de 2023

“Usa a tua IMAGINAÇÃO…”

 

“Biblioteca Escolar: o meu espaço preferido para criar e imaginar” – foi o tema que dominou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Na Biblioteca da EBS Gama Barros uma das atividades dinamizadas pela professora bibliotecária foi precisamente a atividade “Usa a tua Imaginação” que partiu da leitura partilhada do livro “Usa a tua Imaginação – mas tem cuidado com aquilo que desejas” de Nicola O’Byrne.

Depois da leitura do livro, realizada pela PB e pelos alunos das turmas de 5.º ano que participaram nesta atividade, foi o momento de lançar um novo desafio.

Num Baú da Biblioteca encontravam-se sete objetos diferentes, alusivos a sete contos de fadas. Cada grupo de alunos escolheu um desses objetos que lhe permitiu aceder a um conto de fadas, a saber: “Rapunzel”, “A Princesa e a ervilha”, “O rato da cidade e o rato do campo”, “As duas rãs”, “Jorinda e Joringel”, “O capuchinho vermelho” e “Os três porquinhos”. Depois de um momento de leitura silenciosa, seguiu-se um breve resumo do conto feito pelos diferentes elementos do grupo para a turma. Alguns dos contos já eram sobejamente conhecidos, mas outros foram uma absoluta novidade. Por fim, cada grupo imaginou um final diferente para o conto lido e partilhou-o com os restantes elementos da turma.

Muitos alunos revelaram uma grande imaginação… Brevemente, partilharemos aqui alguns desses finais verdadeiramente surpreendentes!!!  






















quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Halloween assinalado na Biblioteca Escolar…

 


Uma vez mais, o Halloween foi assinalado na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Gama Barros com um conjunto de atividades de animação para as turmas de 5.º e 6.º anos.

Nas turmas de 5.º ano, a professora bibliotecária (PB) explicou como surgiu a tradição de se colocarem abóboras com uma expressão assustadora à porta de casa – Lenda de “Jack o’ Lantern”.

Os alunos e as alunas do 6.º ano foram surpreendidos com duas histórias fantasmagóricas oriundas da Escócia, numa atividade que a PB designou “Spooky Scotland”. Foram muitos os que ficaram curiosos e um pouco assustados ao conhecer alguns dos fantasmas que assombram os castelos desse belo país do Reino Unido. Depois das narrativas arrepiantes, chegou o momento da descompressão com o habitual “Spooky Bingo” que fez vibrar muitos alunos que aderiram com entusiasmo a esta atividade que, para além da vertente lúdica, pretende consolidar e aprofundar os conhecimentos do léxico Inglês sobre o “Halloween”.  

Estas atividades foram dinamizadas no âmbito da disciplina de Inglês e abrangeram cerca de 300 alunos.

Não percam o vídeo sobre a origem de muitas das tradições de Halloween...