Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

“Os Piratas” andam à solta na Biblioteca Escolar da ESGB





No âmbito do estudo da peça de teatro “os Piratas” de Manuel António Pina, a professora bibliotecária, Filomena Lima, tem vindo a dinamizar sessões de motivação à leitura desta obra que integra a lista de textos para a Educação Literária para o 6.º ano de escolaridade.
A sessão desenvolve-se em vários momentos distintos:
1.    “Sonho” ou realidade?
2.    Leitura em voz alta da Cena I
3.    O que há dentro do baú?
4.    À descoberta dos segredos dos piratas
5.    Vamos lá partilhar um segredo…
Num ambiente lúdico, os alunos são levados não só a aumentar os seus conhecimentos sobre o universo pirata, mas também a exercitar a memória, a desenvolver a rapidez da leitura e a ortografia.
As sessões têm-se revelado um sucesso tendo em conta a adesão dos alunos às atividades propostas, o envolvimento ativo dos mesmos no seu processo de aprendizagem e a curiosidade que é criada em torno do desenrolar da ação desta peça de teatro, adaptada pelo próprio autor a partir da novela homónima de Manuel António Pina, escrita em 1986.
















quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Coração Virtual na Biblioteca Escolar







Uma vez mais, a biblioteca escolar desenvolveu atividades em parceria com os docentes de Ciências Naturais e em articulação com o currículo do 6.º ano. Desta vez, o tema foi o coração. Enquanto um turno ficava na sala, a realizar atividades experimentais com a docente da disciplina, o outro turno estava na biblioteca a explorar a aplicação para iPad, “Virtual Heart” e realizava um conjunto de tarefas planificadas por docentes de Ciências Naturais e pela professora bibliotecária. 






















 

A referida aplicação permite ver, “virtualmente”, o coração humano a funcionar e, de acordo com as opções feitas, observar o seu interior podendo ver as válvulas a abrir e a fechar, o sangue venoso e o sangue arterial, manipular o número de batimentos cardíacos, de entre outros. Deste modo, os alunos puderam consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais e, tal como eles referiram na avaliação da atividade, “aprender algumas coisas novas” com recurso a um dispositivo móvel.







Esta parceria assume-se, também, como uma mais-valia, na medida em que permite que os docentes de Ciências Naturais possam realizar atividades experimentais com um número mais reduzido de alunos (cerca de 14 ou 15), tendo em conta que as turmas de 5.º e 6.º anos não estão divididas em turnos.

















terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Destaque - DVD "A Noite Cairá"




 A Biblioteca Escolar enriqueceu, uma vez mais, o seu acervo com a aquisição de um excelente documentário, e documento histórico, que após 70 anos de arquivo, foi, agora, editado em DVD e dado a conhecer.
Sinopse:
A 15 de Abril de 1945, as tropas britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen. Uma equipa de filmagens filmou as pilhas de cadáveres e os sobreviventes, provas irrefutáveis dos crimes cometidos pelo regime Nazi. O produtor Sidney Bernstein planeava usá-las num filme e convidou Alfred Hitchcock para o montar. Mas, depois do fim da Guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, preferiram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra. E estas imagens de horror indizível foram confinadas aos arquivos. A Noite Cairá segue as pisadas deste filme inacabado conhecido como o "Hitchcock perdido".