Uma vez mais, a
biblioteca escolar desenvolveu atividades em parceria com os docentes de
Ciências Naturais e em articulação com o currículo do 6.º ano. Desta vez, o
tema foi o coração. Enquanto um turno ficava na sala, a realizar atividades
experimentais com a docente da disciplina, o outro turno estava na biblioteca a
explorar a aplicação para iPad, “Virtual Heart” e realizava um conjunto de tarefas
planificadas por docentes de Ciências Naturais e pela professora bibliotecária.
A referida aplicação
permite ver, “virtualmente”, o coração humano a funcionar e, de acordo com as
opções feitas, observar o seu interior podendo ver as válvulas a abrir e a fechar,
o sangue venoso e o sangue arterial, manipular o número de batimentos cardíacos,
de entre outros. Deste modo, os alunos puderam consolidar os conhecimentos adquiridos
nas aulas de Ciências Naturais e, tal como eles referiram na avaliação da
atividade, “aprender algumas coisas novas” com recurso a um dispositivo móvel.
Esta parceria
assume-se, também, como uma mais-valia, na medida em que permite que os
docentes de Ciências Naturais possam realizar atividades experimentais com um
número mais reduzido de alunos (cerca de 14 ou 15), tendo em conta que as
turmas de 5.º e 6.º anos não estão divididas em turnos.
Sem comentários:
Enviar um comentário