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domingo, 20 de junho de 2021

“Piratas à solta” na Biblioteca Escolar




Parece estranho, não parece? Mas é verdade.

A propósito do livro “Os Piratas” de Manuel António Pina, a professora bibliotecária desafia os alunos a descobrirem vários segredos sobre o mundo da pirataria.

A atividade começa com a leitura de excertos da 1.ª cena desta peça de teatro. A dúvida da personagem Ana sobre a origem do lenço vermelho suscita uma breve reflexão sobre a pirataria no século XXI, nomeadamente a pirataria informática, mas também a pirataria praticada ao largo da Somália, por exemplo.

O verdadeiro desafio começa quando os alunos são convidados a escolher um objeto relacionado com o mundo dos piratas, de entre os que se encontram dentro de um baú. Uma Bandeira, um barco, um código pirata, uma garrafa de rum, um lenço de pirata, uma bolsa com moedas de “ouro”, uma bússola, um mapa do tesouro…são alguns dos objetos à escolha. O que os alunos ainda não sabem é que terão de descobrir o segredo ligado a cada um destes objetos, transmiti-lo ao seu colega de grupo e reproduzi-lo, por escrito, tal como ele foi “encontrado”.

Uma atividade que treina a leitura silenciosa, a leitura em voz alta, a escrita… e põe à prova a capacidade de concentração, a memória e a rapidez da leitura à mistura com muito movimento e animação.

No final, apuram-se os vencedores e procuram-se, dentro de um pequeno baú de madeira trazido de um velho navio pirata, algumas “moedas de ouro ou de prata” para premiar os vencedores – verdadeiros piratas ou talvez não?

Aqui ficam as fotos das equipas vencedoras em cada uma das turmas de 6.º ano:








quinta-feira, 10 de junho de 2021

Dia de Camões - Queres saber mais sobre o grande poeta português?

Sabes quem foi Luís Vaz de Camões?

Sabes por que razão se assinala hoje, dia 10 de junho, o dia de Camões?

Conheces alguns factos da sua vida e obra?

Aqui ficam duas sugestões em formato de vídeo, uma para os mais crescidos, e outra para os mais jovens, sobre aquele que é considerado um dos maiores poetas portugueses.

Clica no link para acederes ao vídeo do programa Zig Zag sobre Camões:

https://media.rtp.pt/zigzag/videos/luis-vaz-camoes-biografia/



Dia 8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos - Alunos do 8.º 7.ª criam filme para mudar comportamentos e mentalidades

A importância de poupar água

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos.

O contributo individual é fundamental para preservar este bem, essencial à vida. Os oceanos: vida e subsistência é o tema deste ano.  

Com o objetivo de sensibilizar para a importância de gerir o consumo de água de forma sustentável, o aluno Rafael Carvalho, da turma 7.ª do 8.º ano, envolveu com entusiasmo alguns alunos da turma que contribuíram com mensagens informativas e de sensibilização. Como produto final foi elaborado um pequeno filme que pretende passar uma mensagem de urgência na mudança de atitudes e relembrar que qualquer um de nós, de qualquer idade, pode adotar comportamentos de poupança de água. Está ao nosso alcance “poupar até à última gota…”  

Rafael Carvalho, 8.º 7.ª

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Concurso de Ortografia - Estão apurados os vencedores!

 

Os vencedores das Ortografíadas 2020/2021. 
Parabéns à Bianca, à Inês e ao Pedro!!!

Este ano letivo, a Biblioteca Escolar dinamizou, uma vez mais, o concurso de ortografia, desta vez para os alunos do 9.º ano.

Participaram neste concurso cerca de 150 alunos. Apenas os alunos da turma 2.ª não estiveram envolvidos nesta atividade por se encontrarem em confinamento quando se realizou a 1.ª fase. O concurso desenvolveu-se em três fases no decurso das quais foram sendo apurados os melhores alunos.

Na 1.ª fase, o texto selecionado foi um excerto de A Aia de Eça de Queirós, na 2.ª fase, o texto escolhido foi um excerto de O Dia Cinzento e Outros Contos de Mário Dionísio e, finalmente, para a 3.ª fase o texto eleito foi um excerto de Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco.

Passaram à última fase 10 alunos, a saber:

- Matilde Borges (9.º 1.ª);

- Filipe Braga (9.º 3.ª);

- Matilde Brandão (9.º 3.ª);

- Pedro Méren (9.º 3.ª);

- Patrícia Miclea (9.º 6.ª);

- Afonso Duarte (9.º 7.ª);

- Bianca Miranda (9.º 7.ª);

- Inês Fernandes (9.º 7.ª);

- Lara Machado (9.º 7.ª);

- Matilde Colaço (9.º 7.ª).

 

De entre estes alunos, saíram vitoriosos a aluna Bianca Miranda (1.º lugar), e os alunos Pedro Méren e Inês Fernandes que ficaram em 2.º lugar ex aequo.

Todos eles deram provas de dominar algumas particularidades da ortografia portuguesa, sobretudo tendo em conta o grau considerável de dificuldade da prova da última fase.

Muitos parabéns a todos!

Os três alunos vencedores receberam um Certificado de participação e um livro que, certamente, contribuirá para consolidar o seu gosto pela leitura e pela escrita e o seu conhecimento da Língua Portuguesa.  

Agradeço às docentes de Português Fernanda Gomes, Sílvia Nogueira e Virginie Andrade que colaboraram nesta iniciativa. 

Os finalistas do Concurso de Ortografia 2020/2021

Ainda a propósito das atividades sobre o Coração

 


Se estás no 6.º ano e participaste na atividade dinamizada na Biblioteca Escolar “Virtual Heart”, ou se gostas de Ciências e te interessas pelo funcionamento do corpo humano, em particular do coração, não percas estes vídeos que te facultam muita informação interessante sobre este assunto.

Maio - Mês do coração assinalado na Biblioteca Escolar

 

O mês de maio chegou ao fim e com ele terminaram também as atividades sobre o coração dinamizadas na Biblioteca Escolar, para todas as turmas de 6.º ano, em parceria com os docentes de Ciências Naturais.

As atividades pretendem promover a literacia digital através da exploração da App “Virtual Heart” que, tal como o nome indica, tenta replicar um coração humano em funcionamento. Assim, pode-se observar e ouvir as válvulas a abrir e a fechar, ver a circulação do sangue venoso e do sangue arterial e, até, manipular o número de batimentos cardíacos. Num momento em que as atividades laboratoriais para os 5.º e 6.º anos estão suspensas pelo facto de o Exploratório não estar a funcionar devido à pandemia, esta aplicação permite também ver o coração como se ele fosse dissecado e assim observar com pormenor a sua morfofisiologia.

De entre as várias tarefas propostas aos alunos no âmbito desta atividade, destaca-se também a análise e interpretação de um gráfico que traduz a variação do número de batimentos cardíacos por minuto em função do sexo e da idade de um indivíduo.

Os alunos fizeram uma avaliação muito boa desta atividade destacando nos pontos positivos o facto de conseguirem aumentar, ainda mais, os seus conhecimentos sobre o coração.  

 









domingo, 6 de junho de 2021

6 de junho de 1939 - um triste caso de indiferença face a várias centenas de refugiados


A bordo do Saint Louis
A menina assinalada na foto, Eva Dublon, acabou por morrer em Auschwitz 


Partida do Navio Saint Louis de Regresso à Europa

 

“O Saint Louis era um navio transatlântico alemão que fazia a ligação regular entre Hamburgo, Nova Iorque e o Canadá. Ao final desse dia, o capitão Gustav Schroder deu ordem de partida, depois de ter aguardado alguns dias ao largo de Cuba e da costa dos EUA. Este evento não teria relevância especial, se o navio não transportasse mais de 900 judeus fugidos da Alemanha nazi que eram agora forçados a voltar à Europa. A viagem tinha como destino Cuba, onde os refugiados esperavam obter asilo. Porém, tanto este país como os EUA e o Canadá recusaram-se a acolhê-los, num compasso de espera que durou mais de uma semana. Com os abastecimentos a escassear e sem qualquer solução à vista, não lhes restava outra saída senão iniciar a viagem de regresso.

         O navio tinha chegado a Havana a 27 de maio, mas foi mantido à distância e impedido de se aproximar da zona das docas. O governo cubano tinha subitamente encerrado as suas fronteiras e invalidado todos os vistos de entrada emitidos antes do dia 5 desse mês. Assim, a esmagadora maioria dos passageiros do Saint Louis não pôde entrar e só 28 foram autorizados a desembarcar. O navio rumou então à costa norte-americana, mas nem os EUA nem o Canadá aceitaram receber os passageiros, porque nenhum destes países queria criar um precedente que abrisse a porta a um afluxo maciço de refugiados judeus.

          O capitão Schroder regressou à Europa, mas recusou devolver os passageiros à Alemanha. No dia 17, o Saint Louis chegou a Antuérpia e os passageiros foram distribuídos entre Reino Unido, Bélgica, França e Países Baixos. Com o início da guerra, pouco depois, a maior parte ficou novamente em risco e sabe-se hoje que mais de duas centenas e meia morreram nos anos seguintes, a maioria em campos de concentração nazis. O Saint Louis é frequentemente evocado como um exemplo da insensibilidade das políticas de imigração de muitos estados, que levantam todo o tipo de obstáculos e barreiras ao acolhimento e circulação de refugiados.”

Pinto. P. (2020). Partida do Navio Saint Louis de Regresso à Europa. In Os Dias da História – 365 episódios de Portugal e do Mundo (p. 171). Barcarena: Editorial Presença.