O mês de maio chegou ao
fim e com ele terminaram também as atividades sobre o coração dinamizadas na
Biblioteca Escolar, para todas as turmas de 6.º ano, em parceria com os docentes de Ciências Naturais.
As atividades pretendem
promover a literacia digital através da exploração da App “Virtual Heart” que,
tal como o nome indica, tenta replicar um coração humano em funcionamento.
Assim, pode-se observar e ouvir as válvulas a abrir e a fechar, ver a
circulação do sangue venoso e do sangue arterial e, até, manipular o número de batimentos
cardíacos. Num momento em que as atividades laboratoriais para os 5.º e 6.º anos estão suspensas pelo facto de o Exploratório não estar a funcionar devido à pandemia, esta aplicação permite também ver o coração como se ele
fosse dissecado e assim observar com pormenor a sua morfofisiologia.
De entre as várias
tarefas propostas aos alunos no âmbito desta atividade, destaca-se também a
análise e interpretação de um gráfico que traduz a variação do número de
batimentos cardíacos por minuto em função do sexo e da idade de um indivíduo.
Os alunos fizeram uma avaliação muito boa desta atividade destacando nos pontos positivos o facto de conseguirem aumentar, ainda mais, os seus conhecimentos sobre o coração.
Sem comentários:
Enviar um comentário