Páginas

quinta-feira, 30 de março de 2023

“À Roda dos Livros” na Semana da Leitura

 


A semana da Leitura da EBS Gama Barros foi mesmo uma semana à roda dos livros, mas para a turma 7.ª do 5.º ano foi a oportunidade para participarem numa atividade, literalmente, à roda de um livro em particular – “O Grande Livro dos Superpoderes”. A professora Cláudia Cardoso, elemento da equipa da Biblioteca Escolar, foi a dinamizadora desta atividade que pretende, de forma dinâmica e divertida, promover a reflexão sobre as capacidades dos seres humanos e, em particular, levar os alunos a tentarem descobrir, de entre os seus diversos “poderes”, qual aquele em que mais se destacam – leitura, concentração, memória, dança, criatividade, desporto, atenção, perseverança, de entre outros.

Em fundo, um belo cenário, inspirado nas ilustrações do livro, criado pela professora de Educação Visual Ana Teresa Caixinha, ajudou os alunos a descobrirem qual o superpoder que estava em questão nos excertos lidos em voz alta pela professora Cláudia Cardoso.

No final, para testar a criatividade de cada uma das equipas, @s alun@s foram convidad@s a “transformar” o tapete sobre o qual tinham estado sentados ao longo da atividade, num outro objeto que a sua imaginação ditasse. Como sempre, a professora Cláudia foi capaz de gerar momentos de muita animação, onde o livro e a leitura estiveram sempre presentes, suscitando o interesse de tod@s @s alun@s.















terça-feira, 14 de março de 2023

À descoberta dos Romanos na Biblioteca Escolar…


Sabias que no tempo dos Romanos…

Era normal que as pessoas ricas tivessem casas na cidade e no campo?

Algumas casas romanas eram enormes, pareciam palácios e tinham um pátio central ao ar livre, chamado átrio?

Algumas dessas casas tinham piscinas ao nível do chão que retinham as águas da chuva?

As paredes eram pintadas com cores fortes e o chão coberto de belos mosaicos?

Os mais pobres viviam, muito simplesmente, em blocos de apartamentos chamados insula, que podiam ter até sete andares?

Os apartamentos dos pisos inferiores eram normalmente confortáveis e espaçosos. Contudo, à medida que se subia no bloco, os apartamentos iam sendo cada vez mais pequenos?

Nos Banhos Públicos, era habitual os Romanos usarem azeite em vez de sabão?

Os banhos com vapores quentes destinavam-se a abrir os poros da pele e, de seguida, usavam-se esponjas e estrígeis para raspar a sujidade?

 

Estas, e muitas outras coisas, foram descobertas pelos alunos das turmas 3.ª e 5.ª do 5.º ano, nas aulas de História e Geografia de Portugal dinamizadas na Biblioteca Escolar no âmbito do projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora”.

Este projeto prevê que se trabalhe um tema curricular numa parceria entre a professora bibliotecária e as docentes da disciplina em questão. No caso concreto da nossa escola em que o Museu “Adotado” foi o “Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas”, o tema a trabalhar é “Os Romanos”.

Os alunos e as alunas destas turmas, que já estudaram os Romanos com as suas professoras de História, Ana Paula Costa e Raquel Branco, puderam agora aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre a cultura e civilização romanas através de um conjunto de atividades realizadas em grupo. Nesta atividade, @s alun@s pesquisaram informação em livros, e em outros suportes, sobre “As Casas Romanas”, sobre “Os Banhos Públicos/Termas”, sobre “Os Anfiteatros”, sobre “Os Deuses Romanos” e sobre "Os Legionários Romanos". As tarefas foram muito diversificadas – preenchimento de um crucigrama, exercícios de verdadeiro/falso, exercício de completamento de espaços, exercício de correspondência e sopa de letras, todos eles tendo como ponto de partida a leitura de excertos de vários livros alusivos a esta temática. Antes de cada uma destas atividades os alunos deveriam encontrar, numa imagem labiríntica de uma cidade romana, o caminho para cada um dos locais - "Villa", "Termas", "Anfiteatro", "Templo" e "Forte".

Para além de se pretender aprofundar e consolidar os conhecimentos dos alunos sobre os Romanos, estas atividades visavam, também, a promoção de técnicas de leitura, nomeadamente as de “Skimming” e “Scanning”, e a rapidez na leitura silenciosa.

A esmagadora maioria d@s alun@s avaliaram estas atividades com nível 5, nomeadamente no que diz respeito aos documentos apresentados e à inovação da atividade, e referiram como aspetos positivos o facto de ter sido divertido e de terem aprendido ainda mais sobre os Romanos.