Sabias
que no tempo dos Romanos…
Era normal que as pessoas ricas tivessem casas na
cidade e no campo?
Algumas casas romanas eram enormes, pareciam
palácios e tinham um pátio central ao ar livre, chamado átrio?
Algumas dessas casas tinham piscinas ao nível do
chão que retinham as águas da chuva?
As paredes eram pintadas com cores fortes e o chão
coberto de belos mosaicos?
Os mais pobres viviam, muito simplesmente, em
blocos de apartamentos chamados insula,
que podiam ter até sete andares?
Os apartamentos dos pisos inferiores eram
normalmente confortáveis e espaçosos. Contudo, à medida que se subia no bloco,
os apartamentos iam sendo cada vez mais pequenos?
Nos Banhos Públicos, era habitual os Romanos usarem
azeite em vez de sabão?
Os banhos com vapores quentes destinavam-se a abrir
os poros da pele e, de seguida, usavam-se esponjas e estrígeis para raspar a
sujidade?
Estas, e muitas outras coisas, foram descobertas
pelos alunos das turmas 3.ª e 5.ª do 5.º ano, nas aulas de História e Geografia
de Portugal dinamizadas na Biblioteca Escolar no âmbito do projeto “O Museu
Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora”.
Este projeto prevê que se trabalhe um tema
curricular numa parceria entre a professora bibliotecária e as docentes da
disciplina em questão. No caso concreto da nossa escola em que o Museu “Adotado”
foi o “Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas”, o tema a trabalhar é “Os
Romanos”.
Os alunos e as alunas destas turmas, que já
estudaram os Romanos com as suas professoras de História, Ana Paula Costa e Raquel
Branco, puderam agora aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre a cultura
e civilização romanas através de um conjunto de atividades realizadas em grupo.
Nesta atividade, @s alun@s pesquisaram informação em livros, e em outros
suportes, sobre “As Casas Romanas”, sobre “Os Banhos Públicos/Termas”, sobre “Os
Anfiteatros”, sobre “Os Deuses Romanos” e sobre "Os Legionários Romanos". As tarefas foram muito
diversificadas – preenchimento de um crucigrama, exercícios de
verdadeiro/falso, exercício de completamento de espaços, exercício de
correspondência e sopa de letras, todos eles tendo como ponto de partida a leitura de excertos
de vários livros alusivos a esta temática. Antes de cada uma destas atividades
os alunos deveriam encontrar, numa imagem labiríntica de uma cidade romana, o caminho para cada um
dos locais - "Villa", "Termas", "Anfiteatro", "Templo" e "Forte".
Para além de se pretender aprofundar e consolidar
os conhecimentos dos alunos sobre os Romanos, estas atividades visavam, também,
a promoção de técnicas de leitura, nomeadamente as de “Skimming” e “Scanning”,
e a rapidez na leitura silenciosa.
A esmagadora maioria d@s alun@s avaliaram estas
atividades com nível 5, nomeadamente no que diz respeito aos documentos
apresentados e à inovação da atividade, e referiram como aspetos positivos o
facto de ter sido divertido e de terem aprendido ainda mais sobre os Romanos.