Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Oficina de Expressão Plástica na Biblioteca Escolar da EBS Gama Barros


Foi no âmbito do Projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, que se realizou, no passado dia 29 de maio, uma Oficina de Expressão Plástica com os alunos das turmas 3.ª e 5.ª do 5.º ano.

Este projeto pretende aproximar a escola, a partir da Biblioteca Escolar, da cultura e dos museus municipais de Sintra, levando os alunos e a comunidade educativa, em geral, a aprofundar o conhecimento e a valorizar o património local criando apreço e respeito pelo mesmo.

O projeto desenvolve-se em torno de diversas atividades centradas num museu de Sintra – no caso da Escola Básica e Secundária de Gama Barros - o Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas (MASMO).

A visita de estudo ao Museu funciona como um dos momentos de inspiração para a realização desta oficina, embora a leitura do livro “Duas Irmãs em Odrinhas”, a realização de várias atividades em articulação com o currículo de História e Geografia de Portugal, nomeadamente sobre a cultura e civilização romanas, tenham enquadrado esta atividade artística.

Este ano letivo, foram as professoras bibliotecárias, Filomena Lima e Gracinda Silva, e as diretoras de ambas as turmas, professoras Raquel Branco e Luísa Jorge, que ficaram responsáveis pelas orientações a dar aos alunos no início da oficina, embora sob a supervisão da artista plástica Joana Paz e alguns dos seus formandos.

Os alunos, que já estavam familiarizados com diversas obras de arte que representam os diversos Deuses Romanos, de diferente natureza - pintura, cerâmica, escultura, mosaicos e outros, - estiveram à altura da ocasião. Durante 3 horas entregaram-se à sua tarefa de representar um Deus Romano, numa placa branca disponibilizada pela Câmara Municipal de Sintra. Foi uma explosão de cor e de criatividade que culminou, ao início da tarde, com a montagem de dois totens, um para cada turma, com os trabalhos criados pelos alunos.

O resultado final está exposto no átrio da Biblioteca Escolar, de onde partirá para o Museu de Artes de Sintra (MUSA), para uma Mostra coletiva de todos os trabalhos produzidos pelos alunos das diversas escolas do Concelho de Sintra envolvidas neste projeto.

O nosso muito obrigada à Joana Paz e aos seus formandos pelo trabalho excecional que realizaram com os nossos alunos.

Aqui ficam algumas fotografias do processo e do produto final.

Muitos parabéns aos alunos envolvidos nesta atividade!!!































quarta-feira, 10 de maio de 2023

No Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas



E eis que, finalmente, chegou o dia em que as duas turmas do 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Gama Barros envolvidas no projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora” visitaram o Museu de Odrinhas. Este momento foi aguardado por todos, professoras e alun@s com grande expectativa. O “Livro de Pedra” lá estava à nossa espera, agora ainda mais belo, já que as obras de recuperação de alguns dos espaços do museu estão a terminar.

As guias do museu conduziram alun@s e professoras pelos vestígios arqueológicos da villa romana que ali existiu e onde pudemos apreciar um lindíssimo pavimento coberto de mosaicos romanos. Cá fora, junto ao que resiste da antiga villa Romana, a guia dava já algumas pistas sobre aquele que viria a ser o tema da Oficina dinamizada no fim da visita ao museu – quais poderiam ser as brincadeiras das crianças desses tempos em que não havia écrãs nem qualquer tipo de tecnologia? Certamente estaríamos a falar de brincadeiras ao ar livre e que implicavam olhar o outro nos olhos e interagir com o companheiro de brincadeira.

A passagem do tempo, e a chegada de outros povos e de outras gentes, fez com que no que restava desta villa romana se instalasse um cemitério. Ainda podemos ver algumas cabeceiras de sepultura e, dentro do museu, algumas peças encontradas junto aos corpos aí sepultados.   

Já dentro do museu, pudemos apreciar a coleção de lápides romanas, que reúne centenas de peças, e que é uma das mais importantes da Península Ibérica. A guia do museu leu alguns dos textos que constam dessas lápides, e traduziu para Português corrente o seu conteúdo. Foi muito interessante ficarmos a saber, por exemplo, que os Romanos eram sobretudo conhecidos pelas suas alcunhas, inclusive nas suas pedras lapidares.

No final da visita, as guias dinamizaram uma interessante Oficina durante a qual cada aluno “criou” um jogo, idêntico ao que era utilizado pelas crianças romanas – o “ABACVM CLAVDERE”. Cada um dos participantes preencheu as casas do jogo com a respetiva numeração romana, coloriu o pano que serve de suporte ao jogo, inspirado pelas ilustrações do livro “Duas Irmãs em Odrinhas” ou em artefactos do museu, e, no final, depois de terem sido devidamente explicadas as suas regras, cada aluno pode jogar com o seu par. Para surpresa de tod@s, o pano do jogo transformou-se num pequeno saco permitindo, assim, que cada alun@ possa transportar facilmente o jogo de casa para a escola, por exemplo, e, deste modo, possa ocupar o seu tempo livre em saudável interação com os seus amigos e colegas de turma.

Foi uma manhã extraordinária, onde os momentos de aprendizagem andaram de mãos dadas com os momentos lúdicos.

Muitos parabéns e muito obrigada à equipa pedagógica do museu que criou e dinamizou a visita e a oficina.