Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2023

No Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas



E eis que, finalmente, chegou o dia em que as duas turmas do 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Gama Barros envolvidas no projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora” visitaram o Museu de Odrinhas. Este momento foi aguardado por todos, professoras e alun@s com grande expectativa. O “Livro de Pedra” lá estava à nossa espera, agora ainda mais belo, já que as obras de recuperação de alguns dos espaços do museu estão a terminar.

As guias do museu conduziram alun@s e professoras pelos vestígios arqueológicos da villa romana que ali existiu e onde pudemos apreciar um lindíssimo pavimento coberto de mosaicos romanos. Cá fora, junto ao que resiste da antiga villa Romana, a guia dava já algumas pistas sobre aquele que viria a ser o tema da Oficina dinamizada no fim da visita ao museu – quais poderiam ser as brincadeiras das crianças desses tempos em que não havia écrãs nem qualquer tipo de tecnologia? Certamente estaríamos a falar de brincadeiras ao ar livre e que implicavam olhar o outro nos olhos e interagir com o companheiro de brincadeira.

A passagem do tempo, e a chegada de outros povos e de outras gentes, fez com que no que restava desta villa romana se instalasse um cemitério. Ainda podemos ver algumas cabeceiras de sepultura e, dentro do museu, algumas peças encontradas junto aos corpos aí sepultados.   

Já dentro do museu, pudemos apreciar a coleção de lápides romanas, que reúne centenas de peças, e que é uma das mais importantes da Península Ibérica. A guia do museu leu alguns dos textos que constam dessas lápides, e traduziu para Português corrente o seu conteúdo. Foi muito interessante ficarmos a saber, por exemplo, que os Romanos eram sobretudo conhecidos pelas suas alcunhas, inclusive nas suas pedras lapidares.

No final da visita, as guias dinamizaram uma interessante Oficina durante a qual cada aluno “criou” um jogo, idêntico ao que era utilizado pelas crianças romanas – o “ABACVM CLAVDERE”. Cada um dos participantes preencheu as casas do jogo com a respetiva numeração romana, coloriu o pano que serve de suporte ao jogo, inspirado pelas ilustrações do livro “Duas Irmãs em Odrinhas” ou em artefactos do museu, e, no final, depois de terem sido devidamente explicadas as suas regras, cada aluno pode jogar com o seu par. Para surpresa de tod@s, o pano do jogo transformou-se num pequeno saco permitindo, assim, que cada alun@ possa transportar facilmente o jogo de casa para a escola, por exemplo, e, deste modo, possa ocupar o seu tempo livre em saudável interação com os seus amigos e colegas de turma.

Foi uma manhã extraordinária, onde os momentos de aprendizagem andaram de mãos dadas com os momentos lúdicos.

Muitos parabéns e muito obrigada à equipa pedagógica do museu que criou e dinamizou a visita e a oficina.




























Sem comentários:

Enviar um comentário