Sim, é verdade. Por incrível que pareça! Foram
lançadas não uma, mas várias sondas, ao longo dos últimos dias, na biblioteca
da Escola Básica e Secundária de Gama Barros. As grandes responsáveis por esta
iniciativa foram a professora bibliotecária, Filomena Lima, e a professora de
Físico-Química, Angelina Fortes, tendo ambas convidado para este desafio os
alunos das turmas 1.ª, 4.ª e 5.ª do 7.º ano.
A atividade foi desenvolvida no âmbito do Projeto “Newton
Gostava de Ler” uma iniciativa do Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro e da
Rede de Bibliotecas Escolares. O projeto associa de forma, aparentemente,
inesperada a leitura à experimentação e visa a promoção do gosto e de hábitos
de leitura e da curiosidade científica.
Neste caso concreto, houve um momento inicial de
leitura de alguns poemas do livro “Pó de Estrelas” de Jorge de Sousa Braga e uma
breve exploração de alguns desses textos; depois de uma breve apresentação
sobre a conquista e a exploração do espaço, as professoras lançaram um difícil
repto aos alunos – criar uma “sonda espacial” cujo interior deveria ser
constituído por um ovo cru, recorrendo a alguns materiais de uso quotidiano (balões,
luvas de borracha, bolas de algodão, pedaços de esferovite, papel de alumínio…).
Pretendia-se que, com um orçamento limitado a 50 milhões de Euros, cada equipa
conseguisse que o ovo ficasse intacto, no final, depois de cada “sonda” ser lançada
do cimo de um escadote para o chão. Foi muito gratificante ver todo o empenho
dos alunos ao longo do processo de planificação e de construção da sonda e, por
fim, no momento do lançamento após a contagem decrescente.
Foram várias as equipas bem sucedidas e,
infelizmente, algumas que não conseguiram proteger devidamente o ovo cru que,
após o lançamento, se partiu. No entanto, estão todos de parabéns pelo empenho na
procura de diversas soluções para o problema. É isto que se pretende do espaço
da biblioteca escolar – que seja um espaço de desafio perante o conhecimento do
mundo que nos rodeia e de procura de soluções para problemas concretos do
quotidiano, independentemente desse percurso ser feito através da leitura em
silêncio ou em voz alta, da partilha de experiências de leitura, da escrita, ou
até da experimentação, como foi o caso.
![]() |
Atentos à leitura dos poemas |
![]() |
A "loja" para comprar os materiais necessários para a construção da sonda |
![]() |
Os projetos das equipas e alguns lançamentos |
Sem comentários:
Enviar um comentário