No âmbito do Dia
Mundial da Criança, a professora bibliotecária optou por dar a conhecer aquela
que, ainda criança, desafiou os adultos, em particular os Talibãs, para fazer
ouvir a sua voz em prole do direito à educação, particularmente das jovens
raparigas.
“O Lápis Mágico de
Malala” é um pequeno livro, aparentemente com uma história simples que aborda questões
muito pertinentes e complexas, nada mais nada menos que a história de Malala
Yousafzai, uma jovem Paquistanesa, filha de um professor que se recusou a
impedir a sua filha de frequentar a escola, desrespeitando, assim, as
diretrizes dos Talibãs.
Malala iniciou uma
verdadeira campanha pela educação aos onze anos, quando fez um blogue anónimo
para a BBC Urdu, acerca da vida durante o regime Talibã no vale do Suat,
no Paquistão. Inspirada pelo ativismo do seu pai, Malala começou a advogar publicamente
a educação das raparigas, atraindo a atenção dos órgãos de comunicação social
internacionais e vários prémios internacionais.
Na sequência dessa
atitude, Malala foi várias vezes ameaçada de morte, até essas ameaças se
concretizaram num atentado contra a sua vida.
Felizmente, e como por
milagre, Malala sobreviveu a dois tiros na cabeça, embora tenha ficado
hospitalizada cerca de um ano. Durante todo esse tempo, Malala recebeu milhares
de cartas e de postais de apoio que lhe deram, ainda, mais força para continuar
a denunciar os atos dos talibãs e a lutar por todos os seus ideais.
A sua luta levou-a a discursar
na Sede da Organização das Nações Unidas em 12 de julho de 2013 pedindo acesso
universal à educação. A sua frase “Um livro, uma caneta, uma criança e um
professor podem mudar o mundo” é conhecida em todo o mundo. Foi a mais jovem
pessoa a ser galardoada com o Prémio Nobel, o da Paz, com apenas 17 anos.
Estes e outros factos
foram dados a conhecer aos alunos do 5.º ano que participaram nesta sessão de
leitura. A professora bibliotecária terminou as sessões insistindo com os alunos
na ideia de que a Educação é um dos Direitos mais importantes das Crianças e
que este deve ser diariamente valorizado.
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