À semelhança do que tem
acontecido nos últimos anos, o mês de janeiro, altura em que se assinala o Dia
em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), é, também, o mês em que
os docentes de Português iniciam a leitura de “O Diário de Anne Frank”. A
Biblioteca Escolar não deixa passar em branco este acontecimento e dinamiza,
para todas as turmas de 8.º ano, a atividade “Visita Virtual ao Mundo de Anne
Frank”. Trata-se de uma iniciativa que pretende sublinhar a importância do “Diário
de Anne Frank” enquanto documento considerado pela UNESCO como “Memória do Mundo”,
e enquanto testemunho de uma jovem adolescente que dá a conhecer o seu sentir,
e o seu olhar em relação à Segunda Guerra Mundial. Embora não se trate de um
documento que relate, como muitos outros, os horrores cometidos nos Campos de
Concentração, o Diário transmite-nos a visão mórbida e deprimente da guerra aos
olhos de uma adolescente que sempre desejou que tudo melhorasse.
Para os alunos da EBS
Gama Barros que participam nesta atividade, é possível terem uma noção muito
clara de como o antissemitismo minou a sociedade da época e inviabilizou que
muitos jovens, como eles, tivessem uma vida normal, de liberdade, de alegria e
de vivência plena dos seus dias, apenas porque tinham uma outra religião.
A visita virtual ao
Anexo Secreto é o culminar de uma aula de 100 minutos ao longo dos quais se dá
a conhecer o background político e económico do final dos anos 30 na Alemanha,
e se conhece a família Frank e os fatores que os forçaram a esconder-se, durante
dois anos, num Anexo. Anne afirma a dado momento do “Diário” “Ando de quarto em
quarto, subo e desço as escadas e sinto-me um pássaro com as asas cortadas, que
se atira contra as grades da gaiola” – 29 de outubro de 1943.
Partilho, em jeito de sugestão, o trailer dos vídeos do Diário, disponíveis no site oficial do Museu Anne Frank de Amesterdão e no Youtube.
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