Sabias que…
- A água corresponde a
mais de 2/3 do peso do nosso corpo?
- Os camelos vivem nos
desertos, mas conseguem beber de uma só vez até 90 litros de água?
- As primeiras formas
de vida surgiram nos oceanos?
- Que o Oceano mais
vasto da Terra é o Oceano Pacífico?
- Que as nuvens se
formam a partir da água que existe na Terra?
- Que os barcos flutuam
graças ao ar que contêm?
- Que o continente da
Antártida está coberto por montanhas de gelo?
Estas são apenas
algumas das informações obtidas pelos alunos do 5.º ano durante as sessões
dinamizadas na Biblioteca Escolar, no âmbito de uma parceria com os docentes de
Ciências Naturais. Uma vez mais, dinamizamos atividades que permitem, por um
lado, que os alunos consolidem e aprofundem os conhecimentos adquiridos nas
aulas, e por outro, que os docentes de Ciências Naturais trabalhem com @s alun@s
na modalidade de turnos, e assim possam realizar experiências científicas no
Exploratório.
Na Biblioteca Escolar são realizadas quatro atividades em torno do tema “Ar e água”, no âmbito dos conteúdos programáticos a abordar no 5.º ano de escolaridade. Na estação A, @s alun@s pesquisam informação no livro “Kididoc – A água” com vista à realização de um exercício lacunar. Esta atividade obriga a uma leitura atenta de excertos do livro e desenvolve a capacidade de utilizar a informação pesquisada em contexto. Na estação B, o desafio passa pelo preenchimento de um crucigrama depois de procurarem a informação no livro “Ciência Divertida – AR” – por vezes, é preciso dar uma pequena ajuda… Na estação C, é altura de @s alun@s experienciarem um momento mais lúdico tendo em conta o recurso ao jogo “Quis das Ciências e Invenções” – são dez as perguntas a que @s alun@s têm de responder. É preciso selecionar a resposta correta de entre as três hipóteses dadas – o problema é que nem sempre os diferentes elementos do grupo estão de acordo. É necessário recorrer ao poder de argumentação e ser capaz de defender a opinião de cada um. Finalmente, na estação D, o desafio passa pela visualização do vídeo “O ciclo urbano da água” do grupo AdP – Águas de Portugal, que partilhamos aqui.
Os alunos têm aderido
com muito empenho e entusiasmo e têm considerado, na avaliação da atividade,
que esta tem contribuído para aumentar e consolidar os seus conhecimentos sobre
estas matérias.
Sem comentários:
Enviar um comentário