À semelhança de anos
letivos anteriores, a biblioteca escolar da EBS Gama Barros tem dinamizado
várias atividades que visam a promoção de um uso ético da informação e a capacitação
dos alunos para um uso crítico dos recursos educacionais abertos (REA) no
âmbito do projeto “Weiwe(r)be.
Este projeto, que
resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta e a Rede de Bibliotecas Escolares
(RBE), tem vindo a ser implementado na nossa escola há 4 anos e, nos dois
últimos anos, tendo em conta as boas práticas do Agrupamento no âmbito das literacias
digital e da informação, foi-nos atribuído o “Selo Weiwe(r)be”.
O projeto, que já foi
alargado ao 1.º ciclo desde o ano letivo transato, tem vindo a ser desenvolvido
com as turmas de 5.º, 7.º e 10.º anos, envolvendo, também, algumas turmas do
8.º e do 11.º anos.
As sessões, que
decorrem na biblioteca escolar, no 2.º e no 3.º ciclos nas aulas de Cidadania e
Desenvolvimento, e no Ensino Secundário envolvendo docentes de várias
disciplinas, partem de uma reflexão sobre o que é pesquisar e quais as
principais etapas a seguir num processo de pesquisa da informação tendo por
base o Modelo de Pesquisa de Informação “Big6”, adotado na nossa escola. Na fase
seguinte, tem-se feito um importante trabalho de sensibilização sobre o
respeito pelos Direitos de Autor e sobre a importância do uso ético que fazemos
da informação. A este propósito, propõe-se um pequeno trabalho prático para
familiarização com a Norma APA (American Pychological Association) – que é a
adotada no nosso Agrupamento.
No que diz respeito às
turmas do Ensino Secundário, foram dinamizadas algumas sessões sobre “Licenças
Creative Commons”.
Nunca ouviste falar
sobre isto?
Então vê o vídeo que
partilhamos contigo e informa-te junto da professora bibliotecária se quiseres
saber mais sobre este assunto.
Aqui ficam alguns
registos fotográficos de algumas das sessões dinamizadas. Se participaste
nestas aulas na biblioteca escolar, não te esqueças que o teu Diretor de Turma,
ou o professor da disciplina envolvido neste projeto, partilhou vários
documentos sobre estes assuntos na plataforma Microsoft Teams.
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