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domingo, 30 de janeiro de 2022

Pontapé de saída na BE/CRE para o projeto “Ler e escrever mais com a biblioteca”

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. Maria II foram, mais uma vez, selecionadas para atribuição de apoio financeiro, desta vez com o projeto a que demos o título de “Artistas da Palavra”. A nossa candidatura foi selecionada de entre 155 projetos apresentados a esta iniciativa que visa a recuperação de aprendizagens no âmbito do Plano 21/23: Escola +. Pretende-se que a biblioteca “em articulação com os docentes e mobilizando os recursos disponibilizados nesta iniciativa, assuma um papel ativo no desenvolvimento de competências de leitura e de escrita que contribuam para mitigar os efeitos negativos que, a nível funcional e formativo, um domínio inconsistente destas áreas provoca na aprendizagem dos jovens”.

O projeto envolve, no 1.º ciclo, os alunos do 4.º ano e, no 2.º ciclo, os alunos do 6.º ano.


A primeira atividade dinamizada na nossa biblioteca denomina-se “O Dicionário do Menino Andersen”.

Trata-se de uma atividade que pretende, tal como todas as restantes atividades a desenvolver no âmbito deste projeto, promover a leitura e a escrita, neste caso concreto através da definição das próprias palavras. O trabalho visa o aprofundamento do estudo de “Textos diversos”, nomeadamente a entrada do dicionário. A atividade passa, primeiro, pela consulta do significado de diversas palavras, quer em dicionários em suporte de papel, quer em dicionários em suporte digital, depois, pela leitura e comentário de excertos do livro “O Dicionário do Menino Andersen”, de Gonçalo M. Tavares, e culmina com uma atividade de escrita criativa na qual cada grupo de alunos define o significado de algumas palavras, mas à luz das definições criadas pelo Menino Andersen.

Esta atividade desenvolve-se, também, no âmbito da Flexibilidade Curricular uma vez que todas as palavras “pesquisadas” e “definidas” pertencem ao campo semântico da água.

Acresce referir que, para além da articulação curricular com a disciplina de Português, este projeto vai, também, envolver a disciplina de Educação Visual uma vez que se pretende que cada aluno ilustre uma das palavras definidas para, numa fase posterior, se criar um dicionário, em suporte de papel, ou em suporte digital, para cada uma das turmas envolvidas neste projeto.

Aqui ficam algumas fotos destas sessões realizadas com as turmas de 6.º ano.  











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