domingo, 5 de outubro de 2025

"Book Tasting" ou "Prova de Livros" na Biblioteca Escolar

 

A Biblioteca Escolar dinamizou, uma vez mais, com as turmas do 7.º ano, a atividade “Book Tasting” – Prova de Livros, orientada pela professora bibliotecária, Filomena Lima, em parceria com as docentes de Português. Inspirada no ambiente de um restaurante, esta iniciativa convida os alunos a “degustar” livros em vez de pratos, explorando diferentes obras, autores e géneros literários.

Sentados em mesas preparadas como uma verdadeira sala de refeição, os alunos recebem um “menu de leitura” que preenchem à medida que contactam com cada livro. Desta forma, registam impressões, preferências e curiosidades despertadas pelos títulos experimentados.

O principal objetivo desta atividade é promover o gosto pela leitura e o contacto com novas obras e autores, ajudando ainda os alunos na escolha de um livro para a atividade “10 Minutos a Ler”, dinamizada na nossa escola.

A experiência tem sido muito bem recebida e tem-se revelado uma forma divertida e envolvente de transformar a leitura num momento de descoberta e prazer.










À descoberta da Biblioteca...

 

Placard que apela à visita da Biblioteca Escolar/CRE da autoria da professora Ana Teresa Caixinha

Tal como em anos letivos anteriores, os alunos do 5.º ano participaram num conjunto de atividades que visam um conhecimento mais aprofundado da biblioteca. A formação desenvolve-se ao longo de três atividades diferentes, que os alunos realizam em grupos, de forma rotativa.

Um dos denominadores comuns a todas as três atividades é precisamente a consulta e leitura atenta de alguns documentos, nomeadamente o Guia do Utilizador da Biblioteca, a legenda do Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), a contracapa do livro “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf, e, ainda, o Dicionário da Língua Portuguesa.






Cada um dos desafios apresentados permite que, por um lado, os alunos interiorizem os critérios subjacentes à organização do fundo documental da biblioteca, nomeadamente a arrumação dos livros por classes, e respetivo código cromático, e a ordenação dos mesmos por ordem alfabética do apelido do autor, a partir da cota de cada documento; por outro lado, viabiliza, também, uma familiarização com os diferentes espaços da biblioteca e respetivas regras de utilização e com os procedimentos necessários para a requisição de documentos para o domicílio e para a sala de aula.

Acresce mencionar um primeiro contacto com o livro “A viúva e o papagaio”, obra de leitura integral do 5.º ano, através da exploração da capa e da contracapa.

Os apontamentos mais lúdicos não são esquecidos. Nesse sentido, numa das estações, os alunos recorrem a uma App para construção de puzzles, com recurso ao iPad, e “constroem” o puzzle da capa do livro anteriormente referido e, no final, participam num animado jogo de Kahoot que suscita sempre muita animação e espírito de competição, ao mesmo tempo que ajuda a consolidar aprendizagens.




Foram momentos muito produtivos em termos de aprendizagem e muito animados os que se viveram ao longo destas últimas duas semanas com todas as turmas de 5.º ano.