![]() |
Placard que apela à visita da Biblioteca Escolar/CRE da autoria da professora Ana Teresa Caixinha |
Tal como em anos
letivos anteriores, os alunos do 5.º ano participaram num conjunto de
atividades que visam um conhecimento mais aprofundado da biblioteca. A formação
desenvolve-se ao longo de três atividades diferentes, que os alunos realizam em
grupos, de forma rotativa.
Um dos denominadores
comuns a todas as três atividades é precisamente a consulta e leitura atenta de
alguns documentos, nomeadamente o Guia do Utilizador da Biblioteca, a legenda
do Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), a contracapa do livro “A
viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf, e, ainda, o Dicionário da Língua
Portuguesa.
Cada um dos desafios
apresentados permite que, por um lado, os alunos interiorizem os critérios
subjacentes à organização do fundo documental da biblioteca, nomeadamente a
arrumação dos livros por classes, e respetivo código cromático, e a ordenação
dos mesmos por ordem alfabética do apelido do autor, a partir da cota de cada
documento; por outro lado, viabiliza, também, uma familiarização com os
diferentes espaços da biblioteca e respetivas regras de utilização e com os procedimentos
necessários para a requisição de documentos para o domicílio e para a sala de
aula.
Acresce mencionar um
primeiro contacto com o livro “A viúva e o papagaio”, obra de leitura integral
do 5.º ano, através da exploração da capa e da contracapa.
Os apontamentos mais
lúdicos não são esquecidos. Nesse sentido, numa das estações, os alunos
recorrem a uma App para construção de puzzles, com recurso ao iPad, e
“constroem” o puzzle da capa do livro anteriormente referido e, no final,
participam num animado jogo de Kahoot que suscita sempre muita animação e
espírito de competição, ao mesmo tempo que ajuda a consolidar aprendizagens.
Foram momentos muito
produtivos em termos de aprendizagem e muito animados os que se viveram ao
longo destas últimas duas semanas com todas as turmas de 5.º ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário