segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Palavras de Liberdade" - Poesia e Música de mãos dadas na Biblioteca Escolar





Foi na passada sexta-feira que aconteceu mais um momento especial na Biblioteca Escolar/CRE.

O espaço foi pequeno demais para acolher os Encarregados de Educação, e outros elementos da comunidade escolar, que responderam ao convite que lhes foi endereçado para verem e ouvirem os nossos alunos a dizer poesia, a tocar ou a cantar.

O sarau começou com um primeiro momento musical em que foi interpretado o tema “Somos livres (uma gaivota voava, voava)”. A canção foi tocada e cantada pelos alunos do 5.º 3.ª, sob a direção da professora de Educação Musical, Joana Moreira. Um dos momentos inéditos deste apontamento musical foi, sobretudo, o facto de os alunos terem utilizado iPads para tocarem, ao piano, excertos deste tema. Foi um momento comovente no qual ficou bem patente a entrega dos alunos envolvidos e da respetiva professora.

A segunda parte do evento contou com a declamação de vários poemas, sobretudo alusivos ao tema da Liberdade, e contou com a colaboração de cerca de 60 alunos das turmas 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª do 7.ºano e das turmas 3.ª, 4.ª, 5.ª e 6.ª do 8ºano, que foram preparados pelas respetivas professoras de Português – Ana Paula Luz, Fernanda Gomes, Otília Sério e Susana Dias.

Neste “Palavras de Liberdade”, houve palavras de revolta, palavras de reação, palavras de luta, palavras de emoção...

Houve, também, muita ternura nos rostos dos pais e outros familiares que, naturalmente, viram, com orgulho, os seus filhos dar o melhor de si próprios.
A poesia foi intercalada por apontamentos musicais da responsabilidade do Projeto “Vem Dar Música à Tua Escola”. Os professores responsáveis pelo projeto, Conceição Pedruco e Pedro Vidal interpretaram, respetivamente, “E Depois do Adeus” e “Eh Companheiro”. No final, estes e outros professores da escola cantaram o tema “Grândola Vila Morena”, segunda senha para o arranque das operações militares no dia 25 de abril de 1974.
A experiência da organização deste evento demonstrou que, sempre que se trabalha com entrega e espírito de equipa, alcançam-se sempre os melhores resultados e constroem-se laços de amizade e colaboração.

As assistentes operacionais da Biblioteca Escolar, Anabela Soares e Aida Gonçalves foram inexcedíveis e o professor Rui Correia, colaborador do projeto “Vem Dar Música à Tua Escola”, foi fundamental para que o som chegasse nas melhores condições a todos os pontos da biblioteca.

Depois de terminado o sarau, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação e uma caneta/marcador de livro alusiva ao evento.




 
 

 



 
 
 

 
 


 

1 comentário:

  1. É com muito Orgulho que sinto fazer parte de tão fantástica equipa!
    Senti desde o primeiro dia o carinho, o respeito,com que me receberam,nunca me fazendo sentir uma estranha.
    Um bem hajam!
    Obrigada a minha colega Anabela Soares!
    Obrigada professora Filomena Lima!
    O meu muito obrigada!
    Aida Martins Gonçalves

    ResponderEliminar