quarta-feira, 3 de abril de 2019

“Vulcões” na Biblioteca Escolar






“Vulcões” surge como resultado de mais uma parceria com os docentes de Ciências Naturais, desta vez com os do 7.º ano. À semelhança de outras atividades que são dinamizadas na biblioteca escolar, “Vulcões” permite consolidar e aprofundar os conteúdos lecionados nas aulas de Ciências Naturais pela diversidade e potencial motivacional dos suportes utilizados.
Em grupos de trabalho, os alunos “descobrem” Pompeia, limpando virtualmente as cinzas que se acumularam na cidade, e trazem à luz do dia pontos de interesse da mesma, tudo isto graças à App “Encyclopedia Britannica Kids – Vulcanoes”. A partir da consulta de um interessante livro “Vulcões e Sismos”, os alunos pesquisam a informação necessária para completarem um crucigrama e, finalmente, através do visionamento de um excerto do filme “Pompeia” conseguem identificar diversos fenómenos vulcânicos muito bem reproduzidos pela 7.ª Arte.
Mais uma atividade que motivou os alunos e que os ajudou no desenvolvimento de técnicas de pesquisa de informação e de promoção da literacia digital.



Sabias que:

No ano de 79 d.C., o Monte Vesúvio entrou em erupção e destruiu as cidades de Pompeia e Herculano. A erupção começou com uma coluna de cinzas e foi seguida por um fluxo piroclástico que, para além de destruir as cidades, matou a maioria dos seus habitantes. Escondidas debaixo das cinzas durante séculos, as cidades foram descobertas e escavadas a partir do séc. XVIII. Pompeia e Herculano tornaram-se cápsulas do tempo debaixo das cinzas, preservando vários pormenores das cidades. Em Pompeia há até moldes das pessoas que morreram naquele dia.
 







Sem comentários:

Enviar um comentário