domingo, 31 de maio de 2020

1 de junho - Dia Mundial da Criança


Amanhã, dia 1 de junho, é o Dia Mundial da Criança.

Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam, sobretudo num mundo que tentava sarar as feridas de duas guerras mundiais. A ideia deste dia prende-se, sobretudo com o facto de se reconhecer que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social ou país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.


A Biblioteca Escolar fez uma pequena pesquisa na Internet e encontrou várias sugestões de atividades que vão decorrer amanhã, online ou na vertente presencial, em vários locais de Lisboa e do Porto.
Leia atentamente cada um deles e elabore o seu programa para o dia de amanhã para acompanhar os seus filhos, sobrinhos, afilhados, irmãos mais novos…


TEATRO LUÍS DE CAMÕES – Lu.Ca 
18h (Facebook do Lu.Ca) Conto original. "Não se deixem enganar! – Um conto panfletário" conta a história de uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal. (Este teatro de Lisboa preparou ainda uma "playlist", para que a música encha o dia dos mais novos).



TEATRO NACIONAL D. MARIA II
A partir das 11h00 - Espetáculos "online" e leituras de histórias para toda a família. (Salinha Online do Teatro Nacional D. Maria II)

"O pai que se tornou mãe", de José Eduardo Agualusa, e "Parece um pássaro", de David Machado, serão interpretados por dois atores.

14h00 - Espetáculo "Insuflável" (apresentado por João de Brito em 2019)
17h00 - “Clube dos Poetas Vivos” (Instagram do teatro)


TEATRO NACIONAL SÃO CARLOS 
12h00 - "O que é que a ópera tem?"
A resposta é dada numa série infantil, preparada pelo Teatro Nacional São Carlos neste Dia Mundial da Criança. Para que pais e filhos possam perceber melhor como se ergue um espetáculo de ópera. A cantora lírica e diretora do teatro, Elisabete Matos, dará as boas-vindas virtuais às famílias.


TEATRO MUNICIPAL DO PORTO
16h00 (Facebook do Teatro Municipal do Porto)
Espetáculo "SubLinhar", de Marta Cerqueira. Oportunidade para pais e filhos refletirem sobre os movimentos feitos pelo nosso corpo em momentos tão essenciais como escrever.


SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
17h00 ("site") Gala do Clube dos Críticos
Do que gostam os mais novos quando vão ao teatro? O São Luiz dá voz, ao longo do dia 1, aos espetadores de palmo e meio.



TEIA 19
A 1 de junho, esta sala online abre uma área dedicada a crianças. As famílias podem contar com uma apresentação encenada do livro "Joana está na Lua" e com "Filminhos para bebés", a pensar em crianças com idades entre um e três anos.

(A Teia 19 é uma plataforma criada por artistas, que tentam arranjar novos rendimentos em tempos de pandemia, com salas fechadas e espetáculos adiados. Os espectadores podem contribuir, através de doações diretas para os artistas.)


MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO
O tempo quente convida ao regresso à rua, com todas as medidas de segurança. O Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, volta a abrir precisamente a 1 de junho. Neste Dia Mundial da Criança, a entrada será gratuita. Embora com limites de visitantes, estão previstas atividades para toda a família.
15h00 - Os miúdos são convidados a descobrir as curiosidades do museu num passeio ao ar livre.



MUSEU DA FARMÁCIA (Polo de Lisboa e do Porto)
15h00 – Atelier educativo - Vestir a pele de cientista e fabricar a sua própria pasta de dentes.
Primeiro dia de abertura após o confinamento. Enquanto as crianças aprendem, os adultos são convidados a visitar o museu.




Sem comentários:

Enviar um comentário