sábado, 30 de janeiro de 2021

Os Dias da História - Assassinato de Gandhi


30 de janeiro de 1948

Assassinato de Mahatma Gandhi

 


“Na tarde desse dia, Gandhi, então já com 78 anos de idade, saiu de casa, em Nova Deli, amparado pelas duas sobrinhas e caminhou ao longo do jardim para se dirigir a um evento religioso. Da pequena multidão que o aguardava surgiu um homem que disparou três tiros de pistola que o atingiram no peito. As versões sobre a sua morte divergem: há quem diga que teve morte imediata e quem afirme que foi levado para um dos quartos da casa, onde terá falecido meia hora depois. Mohandas Karamchand Gandhi, a quem os seus compatriotas chamavam bapu, ou seja, «paizinho», e que geralmente é tratado por Mahatma, isto é, «venerável», foi o principal obreiro de um vasto e longo movimento pelos direitos cívicos que conduziu à emancipação da Índia britânica.

O assassino de Gandhi chamava-se Nathuram Godse e era um extremista hindu que considerava Gandhi responsável pela crise em que a Índia estava então mergulhada. Recorde-se que a descolonização da Índia britânica tinha dado origem a dois países distintos, a Índia e o Paquistão, o primeiro de maioria hindu e o segundo de maioria muçulmana. O processo de independência obrigou à deslocação de populações inteiras, causou tumultos e motivou um conflito aberto entre as duas novas nações. Gandhi tentou amenizar as tensões, reconciliar hindus e muçulmanos e promover a paz com o Paquistão, o que foi encarado como uma traição por vários grupos nacionalistas hindus.

O homicídio causou um enorme choque em toda a Índia. O facto de Gandhi ter sido assassinado não por um muçulmano, mas por um hindu, foi algo particularmente doloroso para o país que lhe devia a independência. Mais de 2 milhões de pessoas assistiram ao seu funeral, cujo cortejo demorou mais de cinco horas ao longo das ruas de Nova Deli, até à cremação do seu corpo, de acordo com a tradição hindu. Os responsáveis pela sua morte foram julgados e Nathuram Godse foi enforcado no ano seguinte, apesar dos apelos da família de Gandhi para que a sua pena fosse comutada.”

Pinto. P. (2020). Assassinato de Mahatma Gandhi. In Os Dias da História-365 episódios da História de Portugal e do Mundo (p. 44). Barcarena: Editorial Presença.


Se queres conhecer melhor a vida de Gandhi deixamos três sugestões – Dois livros e um filme.

Sugestões de leitura:

Para os mais pequenos

Mahatma Gandhi é o 8.° livro da coleção «Meninos Pequenos, Grandes Sonhos». Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos. 

 

O livro começa com uma auto-apresentação - «Chamo-me...Gandhi. Ao longo da minha vida, pude demonstrar que a violência é a pior forma de lutarmos pela igualdade entre os homens e as mulheres. Eu não só era contra a guerra como acreditava que o peso das palavras e os exemplos de vida são as melhores armas para combatermos o inimigo».

Para os mais velhos:

Poderás ver, na Biblioteca Escolar, quando voltarmos ao ensino presencial, o filme "Gandhi". Por enquanto, deixamos o link para o trailer oficial. Um excelente filme vencedor de 8 óscares da Academia de Hollywood, de entre os quais o de melhor filme e de melhor ator, para Ben Kingsley. Segue o link para o trailer:

https://www.imdb.com/video/vi1044512793?ref_=tt_pv_vi_aiv_1




Sem comentários:

Enviar um comentário