quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Receção aos(às) aluno(a)s de 5.º ano na Escola Sede com novo formato

 

Mais um ano letivo que começou. Para cerca de 180 aluno(a)s, o dia 13 de setembro ficará guardado nas suas memórias como o dia em que se tornaram aluno(a)s da “Escola dos Grandes”. São muitas as mudanças na vida destas crianças e algumas delas são bastante drásticas. No sentido de minimizar o impacto dessas mudanças, a equipa operacional responsável pela Ação de Melhoria “Generalizar e consolidar as práticas de articulação horizontal e vertical” propôs a organização de uma receção aos(às) aluno(a)s do 5.º ano na Escola Básica e Secundária de Gama Barros. Assim, um grupo multidisciplinar de docentes (de Ciências Naturais, de Física e de Química, de Educação Física e ainda a professora bibliotecária e as psicólogas da Escola) prepararam um conjunto de atividades para dar a conhecer a escola a estes alunos, mas também alguns dos seus projetos.

Deste modo, pais/encarregados de educação e aluno(a)s dirigiram-se para o Auditório, à hora marcada para cada uma das turmas. Para evitar ajuntamentos, cada turma foi recebida com intervalos de 90 minutos pelo que tudo começou às 8:30 e terminou já depois das 19:00.

O que os alunos e as alunas não esperavam é que este primeiro dia na escola dos crescidos ia ser bem animado e cheio de surpresas. Assim, enquanto os pais/encarregados de educação ficaram reunidos com o(a) diretor(a) de turma, os seus filhos/educandos realizaram uma “viagem” pela escola.

A 1.ª paragem foi no Refeitório/Bar. Os alunos e as alunas foram convidado(a)s a “criar” pequenos lanches saudáveis a partir de uma série de alimentos que foram disponibilizados. E, nunca esquecendo que a nossa é uma Eco-escola, houve também um momento de sensibilização sobre a importância de utilizarmos, por exemplo, sacos de tecido para acondicionar os lanches, e garrafas reutilizáveis para a água ou para o chá. Os nossos alunos pareceram estar muito bem informados sobre hábitos alimentares saudáveis e muito disponíveis para repensar algumas práticas menos aconselháveis.






A 2.ª paragem foi nos laboratórios de Física e de Química onde os docentes deste grupo disciplinar os surpreenderam com uma série de pequenas experiências relativas a esta área do conhecimento humano. O(a)s aluno(a)s ficaram deslumbrado(a)s com alguns fenómenos que pareciam magia mas, na verdade, tinham uma explicação científica.






 A 3.ª paragem realizou-se no pavilhão Gimno-desportivo. Nunca esquecendo os necessários cuidados de higienização das mãos, e aqui também do calçado, o(a)s aluno(a)s foram convidado(a)s e interagir e a experimentar várias modalidades desportivas, nomeadamente algumas das que poderão vir a praticar no âmbito do Desporto Escolar.






A visita estava quase no fim. A última paragem foi na Biblioteca Escolar. Aí já os aguardavam os pais/encarregados de educação. Estes ficaram a conhecer este espaço da escola e alguns dos seus projetos, nomeadamente o “10 minutos a ler”, que foram apresentados pela professora bibliotecária.

Mas, seguindo um velho ditado Romano, é fundamental uma “Mens sana in corpore sano”. Assim, as psicólogas Carla Marques e Inês Silva criaram um “Quantos Queres?” que foi oferecido a todo(a)s o(a)s aluno(a)s com o objetivo (de entre outros) de promover momentos de partilha entre pais e filhos.



Esse objeto era um dos que integrava o “Kit de Receção” que foi oferecido a cada um(a) do(a)s aluno(a)s. Uma vez mais, os princípios de uma Eco-escola foram respeitados e estes kits foram construídos utilizando frascos que foram sendo recolhidos junto do corpo docente e que, deste modo, foram reutilizados. Desse “Kit” fazia parte um folheto com “Dicas para obter sucesso na escola”, o conto de José Saramago “A Maior Flor do Mundo”, um panfleto com as diversas modalidades do Desporto Escolar, um marcador de livros com pequenas notas sobre a importância da leitura em família, o “Quantos queres?”, um pacote de chá para tornar o momento de leitura mais aconchegante, e ainda, uma peça de fruta oferecida pelo supermercado Modelo/Continente do Cacém que assim se associou à nossa tarefa de promoção de hábitos alimentares saudáveis.








Muito obrigada a todo(a)s aquele(a)s que tornaram possível esta receção, quer na sua preparação, quer na sua realização.

Para os alunos e para as alunas só nos resta reforçar os nossos votos de que se sintam felizes na Escola Básica e Secundária de Gama Barros nos próximos 8 anos.

Para já, um excelente ano letivo de 2021/2022 para todo(a)s!


 


1 comentário: