segunda-feira, 18 de abril de 2022

Projeto Newton Gostava de Ler - Lançar sonda na BE

 

Nos últimos dias de aulas antes da pausa da Páscoa, três turmas do 7.º ano participaram na atividade “Lançar sonda na BE”, dinamizada pela professora bibliotecária, no âmbito do projeto «Newton Gostava de Ler».

Este é um projeto já com tradição no nosso agrupamento e pretende associar a Ciência e a Literatura levando os alunos a assumir um papel ativo na dinamização de experiências científicas simples. As atividades desenvolvem-se, na sua esmagadora maioria, em articulação com o currículo de Ciências Naturais, Física e Química e Matemática, mas partindo sempre de leituras, regra geral, em voz alta, dinamizadas pelas professoras bibliotecárias.

Desta vez, foi o momento de os alunos das turmas 1.ª, 6.ª e 7.ª do 7.º ano ouvirem ler vários poemas do livro “Pó de Estrelas” de Jorge Sousa Braga, e de, após uma pequena recapitulação dos seus conhecimentos sobre o espaço, aceitarem um difícil desafio – lançar uma sonda na Biblioteca.


Estamos a falar de uma tarefa que implica conceber e desenhar um projeto, tendo por base um “orçamento limite” de 50 milhões de euros para aquisição de material com vista à proteção de um ovo cru que deverá ser, no final, lançado de uma altura de cerca de 2 metros.

As equipas mostraram-se muito empenhadas e entusiasmadas com esta atividade e perceberam, uma vez mais, que o trabalho em equipa é extremamente importante e que palavras como partilha, saber ouvir, debater e questionar são elementares quando está em causa um projeto, seja ele de caráter científico ou outro.

No final, muitas foram as equipas que conseguiram atingir o objetivo de “lançar a sua sonda” mantendo o ovo intacto. Outras não o conseguiram mas perceberam, uma vez mais, que em ciência é preciso experimentar, executar, testar, e tornar a fazer tudo de novo, se for preciso, corrigindo pequenos erros e aprendendo com a prática.

Aqui ficam as fotos de algumas equipas, dos seus projetos, e de alguns dos lançamentos.

























Sem comentários:

Enviar um comentário