domingo, 29 de maio de 2022

Projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro Que Lá Mora” leva alunos do 5.º 2.ª ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

 


Na segunda-feira realizou-se a Visita de Estudo ao Museu de Odrinhas no âmbito da qual também se realizou uma oficina artística com a Ilustradora Danuta Wojciechowska.

Os alunos foram recebidos na entrada do “Livro de Pedra”, como muitas das vezes é designado este interessante Museu e, depois, visitaram a sala dedicada ao santuário consagrado ao Sol e ao Oceano. Os vestígios arqueológicos deste santuário situam-se numa plataforma rochosa frente ao mar, entre a Praia das Maçãs e a Praia Pequena e continua a ser alvo de escavações arqueológicas.

Nessa sala do museu estão expostas, de entre outros achados, várias pedras de altar cuja função a Dra. Marta Ribeiro deu a conhecer aos alunos; estes puderam, também, ler algumas das inscrições gravadas nessas pedras. Passámos, de seguida, a visitar os vestígios de uma “Villa” romana que se situa no exterior do edifício principal. Aí ouvimos, uma vez mais, as interessantes explicações da Dra. Marta, que nos fez viajar para o tempo em que os romanos ocupavam a Península Ibérica. Não muito longe da cidade de Olissipo, atual Lisboa, os mais afortunados possuíam casas em zonas rurais, como é o caso de Odrinhas, onde passavam algumas temporadas e onde procuravam alguma tranquilidade e um contacto mais próximo com a natureza. Infelizmente, e como nos foi explicado, pouco resta desta “Villa” romana pois, no tempo de D. Afonso Henriques, foi aí construída uma capela e um cemitério, precisamente recorrendo às pedras desta bonita “Villa”. Atualmente, ainda podemos observar os restos de uma grande sala - a Exedra - e os bonitos mosaicos de uma outra divisão.

A visita continuou na sala “Cronos Devorator” onde apreciámos vários objetos que, vítimas da passagem do tempo, passaram a desempenhar funções completamente diferentes do seu propósito inicial. Assim, por exemplo, vários túmulos foram, com a passagem do tempo, transformados em pias batismais, vasos de plantas, ou até mesmo comedouros para animais.

Depois de visitado o Museu, a ilustradora Danuta Wojciechowska deu as orientações para a Oficina Artística que os alunos iriam realizar. Munidos de uma folha de desenho e de um lápis de carvão, os alunos foram distribuídos por várias salas do Museu e pela Villa Romana, e aí puderam desenhar, durante alguns minutos, algumas das peças que tinham previamente observado. A oficina terminou com uma técnica muito original, a técnica de "Scratchboard" ou "Grattage", segundo a qual os alunos, com a ajuda de um estilete, “gravaram” esse desenho numa placa negra com fundo colorido. Foi uma boa surpresa ver o produto final criado por estes alunos que, certamente, não esquecerão esta tarde tão feliz passada no Museu de Odrinhas.  



































Sem comentários:

Enviar um comentário