terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

2 de fevereiro - "La Chandeleur"/Dia de Nossa Sra. das Candeias

 

Apresentação do Senhor
1500-01. Por Hans Holbein, o Velho, atualmente no Kunsthalle de Hamburgo, na Alemanha
.


Sabias que…

- A 2 de fevereiro se assinala o Dia de Nossa Senhora das Candeias. Em França esse dia é designado por “La Chandeleur”.

- Esta comemoração tem origens pagãs e cristãs.

- A palavra “Chandeleur” vem do latim “candelarum”. Nas religiões pagãs, a “Chandeleur” é conhecida como a "festa do fogo". Ela marca o fim dos dias escuros de inverno e simboliza esperança e prosperidade tendo em conta a aproximação da primavera, abençoando a terra para as futuras plantações.

- Na época dos romanos, “La Chandeleur” era uma festa em honra do deus Pã (deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores).

- Na religião Cristã, o dia 2 de fevereiro, Dia de Nossa Sra. das Candeias, corresponde à apresentação do menino Jesus no templo e à purificação da Virgem Maria. Segundo a lei de Moisés, após darem à luz, as mulheres ficavam impuras, devendo visitar o templo de Jerusalém somente quarenta dias após o parto. Nesse dia deviam apresentar-se perante o sacerdote e realizar um sacrifício para se purificarem. Lê-se no texto Bíblico o seguinte:

“Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-nO a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor, e para oferecerem em sacrifício, como se diz la lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas.” (Lucas 2: 22-24)

Foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José, diante do profeta Simeão, que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias. Jesus seria a luz que iluminaria o mundo. É por isso que ela ocorre exatamente 40 dias após o Natal.

As festas deste dia começaram a ser celebradas com uma procissão de velas no século X, a recordar esse aspeto.

Segundo a tradição desta data, todas as velas da casa devem ser acesas. Os cristãos também costumavam trazer velas para serem abençoadas na igreja e serem usadas durante o ano.

- Segundo um ditado muito antigo, se chover no dia de Nossa Sra. das Candeias isso significa mais 40 dias de chuva; se, em contrapartida,  estiver um dia claro e ensolarado, o inverno está quase no fim. 

Em Português o ditado é formulado da seguinte forma:

“Se as Candeias vierem a rir, está o Inverno para vir. Se as Candeias vierem a chorar, está o Inverno a acabar.”

 Fontes:

Apresentação de Jesus no Templo. In: Wikipédia, a enciclopédia livre [Em linha]. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018, rev. 9 Setembro 2018. [Consult. 9 set. 2018]. Disponível em WWW:<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Apresenta%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus_no_Templo&oldid=53097624>.

 Kyl, Suelen.(2017, 1 30). La Chandeleur – A festa dos crepes. Disponível em https://guiadoestrangeiro.com/la-chandeleur-a-festa-dos-crepes/

 Nossa Senhora da Luz. (2020, agosto 29). Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 23:56, agosto 29, 2020 from https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nossa_Senhora_da_Luz&oldid=59211977.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário