terça-feira, 5 de outubro de 2021

5 de outubro – Implantação da República


A 5 de outubro de 1910 era posto um ponto final à Monarquia Constitucional em Portugal para dar lugar à República. Novos símbolos iriam impor-se como uma nova bandeira, um novo Hino Nacional – A Portuguesa - e uma nova moeda.

111 anos depois muitos são aqueles que desconhecem a razão de ser deste feriado nacional. Assim, a Biblioteca sugere o visionamento de dois programas.

O 1.º apresenta um interessante testemunho de alguém que presenciou a fuga da família real na Ericeira e ajudá-lo-á a compreender um pouco melhor a razão pela qual se pôs fim à Monarquia em Portugal nesse dia . O 2.º, um interessante episódio do programa “Visita Guiada”, conduzi-lo-á pela história do antigo Mosteiro de São Bento da Saúde que é, atualmente, um dos símbolos da República – a Assembleia da República.

Siga, então, os seguintes links:

https://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/



Por fim, uma sugestão de leitura para os mais jovens. A propósito deste importante acontecimento histórico, procura na Biblioteca o livro de José Jorge Letria "A Minha Primeira República" e através de uma linguagem acessível ficarás a saber por que razão vives numa República e não numa Monarquia.






Sem comentários:

Enviar um comentário