domingo, 7 de novembro de 2021

Turma do 10.º ano de Artes dá o pontapé de saída para os Clubes de Leitura de 2021/2022


Dois dos livros lidos no âmbito do Clube de Leitura

No passado dia 3 de novembro teve lugar a 1.ª sessão de partilha de leituras da turma 10.º AV1.

Esta sessão foi precedida por uma outra de motivação à leitura, realizada no dia 21 de setembro, na qual a professora bibliotecária fez o enquadramento dos três livros propostos para leitura: “O Filho de Noé” de Eric-Emmanuel Schmitt, “Um Dia” de Morris Gleitzman, e “O Rapaz do Pijama às Riscas” de John Boyne. Tratam-se de três narrativas que mostram a realidade cruel, dolorosa e monstruosa da 2.ª Guerra Mundial, nomeadamente a da perseguição dos Judeus e a vida nos campos de concentração, vistas pelo ponto de vista das crianças.

Nesta sessão de partilha, os alunos e as alunas começaram por dar o feedback das leituras realizadas – de uma forma geral, a maioria manifestou a sua satisfação em relação aos livros lidos. De seguida, os alunos e as alunas do 10.º AV1 responderam ao desafio lançado pela professora bibliotecária, Filomena Lima, e pela docente de Português, Fernanda Gomes, e partilharam excertos dos livros lidos a partir dos quais propuseram temas para debate. Os temas foram diversificados e, muitos deles, foram transpostos para a atualidade – estiveram em cima da mesa assuntos como a omissão ou a partilha da verdade com as crianças no que diz respeito a situações problemáticas, a coragem humana e a luta pela sobrevivência em situações limite, a questão da dignidade humana, a inocência dos mais jovens face a situações dramáticas, até mesmo trágicas…e muitos outros.

Foi uma sessão muito enriquecedora e interessante – os quase 100 minutos passaram rapidamente e os temas não se esgotaram, nem se repetiram.

Muito obrigada e muitos parabéns ao 10.º AV1 pela sua estreia no Clube de Leitura. Até breve… Com mais livros e mais partilhas. 






  


Sem comentários:

Enviar um comentário