segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Alunos da EBS Gama Barros visitam a exposição “100 anos com Saramago”







“100 anos com Saramago” é uma exposição inteiramente concebida pela equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Gama Barros. Esta exposição pretende levantar um pouco o véu sobre o homem José Saramago e dar a conhecer a dimensão da obra do Prémio Nobel da Literatura.

A Exposição desenvolve-se ao longo de quatro painéis:

- o primeiro, que introduz a exposição, e que contém um desenho a carvão de José Saramago da autoria de três alunos da turma do 12.º ano de Artes, a saber: Filipe Cesário, Maria Carolina Lopes e Nádia Pires.

- o segundo, que apresenta um conjunto de fotografias do autor – algumas delas apresentam, por um lado, uma vertente mais familiar – podemos ver o autor em criança e na companhia de alguns familiares mais próximos – por outro, a vertente pública e literária do autor – deste conjunto constam fotografias de José Saramago na companhia de alguns dos maiores vultos da literatura mundial e uma foto do discurso durante a cerimónia de entrega do Prémio Nobel, por exemplo;

- o terceiro painel reproduz as capas dos livros de algumas das obras de José Saramago, nomeadamente de algumas primeiras edições e de edições traduzidas como, por exemplo, de “O Memorial do Convento”, de “A Viagem do Elefante” e de outras. Dele faz, também, parte um outro desenho a carvão que representa José Saramago da autoria das alunas Francisca Pinto, Joana Fonseca, Maria Teresa David e Sara Ferreira.

- o quarto painel apresenta um conjunto de caricaturas do autor criadas por vários artistas.

A Biblioteca Escolar está a dinamizar visitas orientadas a esta exposição tendo, para isso, criado um conjunto de atividades que conduzem o olhar dos alunos por estes painéis, mas que vai além do que está exposto, na medida em que os alunos são convidados a ver um excerto do documentário “José e Pilar”, a ler um texto crítico sobre a obra “A Viagem do Elefante” e, ainda, a consultar, um guião sobre a vida e a obra do autor tendo que realizar várias tarefas na sequência de cada uma destas atividades.

Estas visitas são, sobretudo, destinadas aos alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos.  











1 comentário: