domingo, 14 de janeiro de 2024

“Ár e Água” – leva, novamente, as 7 turmas do 5.º ano à Biblioteca Escolar

 

Sabias que…

- A água corresponde a mais de 2/3 do peso do nosso corpo?

- Os camelos vivem nos desertos, mas conseguem beber de uma só vez até 90 litros de água?

- As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos?

- Que o Oceano mais vasto da Terra é o Oceano Pacífico?

- Que as nuvens se formam a partir da água que existe na Terra?

- Que os barcos flutuam graças ao ar que contêm?

- Que o continente da Antártida está coberto por montanhas de gelo?

 

Estas são apenas algumas das informações obtidas pelos alunos do 5.º ano durante as sessões dinamizadas na Biblioteca Escolar, no âmbito de uma parceria com os docentes de Ciências Naturais. Uma vez mais, dinamizamos atividades que permitem, por um lado, que os alunos consolidem e aprofundem os conhecimentos adquiridos nas aulas, e por outro, que os docentes de Ciências Naturais trabalhem com @s alun@s na modalidade de turnos, e assim possam realizar experiências científicas no Exploratório.

Na Biblioteca Escolar são realizadas quatro atividades em torno do tema “Ar e água”, no âmbito dos conteúdos programáticos a abordar no 5.º ano de escolaridade. Na estação A, @s alun@s pesquisam informação no livro “Kididoc – A água” com vista à realização de um exercício lacunar. Esta atividade obriga a uma leitura atenta de excertos do livro e desenvolve a capacidade de utilizar a informação pesquisada em contexto. Na estação B, o desafio passa pelo preenchimento de um crucigrama depois de procurarem a informação no livro “Ciência Divertida – AR” – por vezes, é preciso dar uma pequena ajuda… Na estação C, é altura de @s alun@s experienciarem um momento mais lúdico tendo em conta o recurso ao jogo “Quis das Ciências e Invenções” – são dez as perguntas a que @s alun@s têm de responder. É preciso selecionar a resposta correta de entre as três hipóteses dadas – o problema é que nem sempre os diferentes elementos do grupo estão de acordo. É necessário recorrer ao poder de argumentação e ser capaz de defender a opinião de cada um. Finalmente, na estação D, o desafio passa pela visualização do vídeo “O ciclo urbano da água” do grupo AdP – Águas de Portugal, que partilhamos aqui.


Os alunos têm aderido com muito empenho e entusiasmo e têm considerado, na avaliação da atividade, que esta tem contribuído para aumentar e consolidar os seus conhecimentos sobre estas matérias.  











Sem comentários:

Enviar um comentário