Foi com alegria e
emoção que recebemos todos @s alun@s do 5.º ano nos dias 11 e 12 de setembro na
escola sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II.
Pelo 4.º ano
consecutivo, as docentes e as psicólogas que integram o Projeto “Mente
Saudável” – professoras Cláudia Cardoso, Filomena Lima e Helena Carriço, e as
psicólogas Carla Marques e Inês Silva, em parceria com os docentes de Educação
Física e os de Física e Química prepararam um conjunto de atividades para
receber os novos alunos.
Tudo começou no auditório da escola onde alun@s e respetivos pais/encarregados de educação foram recebidos, com palavras de boas-vindas, pelo Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Professor António Gouveia, e pel@ Diretor(a) de Turma. De seguida, @s alun@s foram guiad@s pela equipa do Projeto “Mente Saudável” por vários espaços da escola onde participaram em diversas atividades: a primeira paragem foi no recreio. Aí, a professora Claúdia Cardoso e a psicóloga Inês Silva deram a conhecer alguns dos jogos a que @s alun@s poderão recorrer nos intervalos – jogo da Sirumba, jogo da Macaca, jogo do Galo, Jogo das Damas, Jogo de Xadrez, jogo do Elástico, e outras atividades como saltar à corda, jogar aos berlindes, com o Diablo, de entre outros… Pretende-se com este Projeto a que chamámos “Recreio Vivo e Ativo” estimular a brincadeira e a interação real, promover o desenvolvimento das competências socioemocionais e a atividade física, por exemplo. @s alun@s aderiram imediatamente a todas estas propostas e participaram ativamente em todas elas.
Posteriormente, seguiram para os Laboratórios de Física e de Química onde os docentes destas disciplinas os surpreenderam com uma série de experiências fascinantes. Algumas delas quase pareciam magia… Mas atenção!!! Tudo aquilo que observaram é CIÊNCIA e tem uma explicação científica que os professores partilharam com @s alun@s.
Entretanto, depois da
reunião com @ diretor(a) de turma, os pais/encarregados de educação foram
recebidos na biblioteca escolar pela professora bibliotecária, Filomena Lima, e
pela psicóloga, Carla Marques.
A conversa começou por uma intervenção da psicóloga relativamente às razões subjacentes à interdição do uso dos smartphones na escola e desenvolveu-se em torno da importância da definição de regras relativamente ao uso de dispositivos digitais por parte das crianças e dos adolescentes. A psicóloga Carla Marques destacou alguns momentos em que o uso de smartphones deve ser interdito, nomeadamente durante as refeições, antes de deitar e, particularmente, chamou a atenção para os perigos que advêm do facto de os dispositivos digitais ficarem no quarto durante a noite.
A professora
bibliotecária aproveitou a oportunidade para lembrar a importância da leitura na
criação de momentos de emoção, de curiosidade e de divertimento e sublinhou que
a leitura propicia momentos de prazer, promove a literacia e o desenvolvimento
pessoal e linguístico e, se dinamizada em família, contribui para a promoção
das ligações familiares.
Quando @s alun@s se
juntaram aos pais/encarregados de educação na biblioteca escolar, a professora
Filomena Lima deu a conhecer o Projeto “10 minutos a ler” e, depois, cada alun@
recebeu o seu “Kit de Receção”. Este Kit é constituído por uma capa de plástico
para guardar os livros do projeto “10 minutos a ler”, um marcador de livros, um
texto para leitura em família – um excerto do livro Eu não quero largar o
telemóvel, de Antonio Pérez Hernández, um folheto sobre o Projeto “Recreio
Vivo e Ativo”, um documento sobre o Desporto Escolar, uma receita de bolachas
saudáveis e um pacote de chá para acompanhar as bolachas e saborear melhor o
momento de leitura.
Foram momentos muito
gratificantes os que se viveram entre docentes, alun@s e pais/encarregados de
educação.
Importa lembrar que todas
as atividades que dinamizámos resultaram de um grande esforço e empenho por
parte de todos os docentes e das psicólogas envolvidos a quem agradecemos,
desde já.
Um BOM ANO LETIVO para
tod@s!
![]() |
A equipa do Projeto "Mente Saudável" |
Sem comentários:
Enviar um comentário