segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

10.º LH2 partilha as suas leituras na BE/CRE

 

No âmbito do Clube de Leitura, os alunos e alunas do 10.º LH2 reuniram-se na Biblioteca juntamente com a docente de Português, Ana Paula Luz, e com a Professora Bibliotecária.

O trabalho desenvolvido no âmbito deste Clube articula, ainda, com o Projeto WEIWERBE que visa o desenvolvimento de competências ao nível das literacias da informação e digital, de forma a promover o trabalho colaborativo e, ao mesmo tempo, novas responsabilidades nos utilizadores de recursos digitais.

Importa, ainda, referir que, tendo em conta que a nossa escola é uma escola piloto na implementação do projeto Educação sobre o Holocausto e prevenção do Genocídio” (Rede de Escolas associadas da UNESCO), a seleção dos livros para estas primeiras leituras teve em conta a temática do Holocausto.

Depois de duas sessões iniciais dinamizadas pela professora bibliotecária, uma de motivação à leitura a partir da exploração de elementos paratextuais, e outra sobre literacia da informação, coube aos alunos a tarefa de leitura do livro escolhido. O corpus literário incluiu, de entre outros, os seguintes livros:

- “Os meninos que enganaram os Nazis” de J. Joffo

- “O Violino de Auschwitz” de Maria A. Anglada

- “Os Rapazes que Desafiaram Hitler” de Phillip Hoose

-“Canção de Embalar de Auschwitz” de Mario Escobar

- “O Tatuador de Auschwitz” de Heather Morris

- “Se Isto é um Homem” de Primo Levi

- “O Mundo em que vivi” de Ilse Losa

Estas leituras e esta partilha visam não só a promoção da leitura pelo prazer de ler, mas também a promoção de uma reflexão sobre diversas temáticas, suscitadas pelas leituras e que devem ser propostas pelos alunos. Assim, estas sessões de partilha desenvolvem-se em torno da leitura em voz alta de um excerto do livro que cada aluno selecionou, à qual se segue um breve debate sobre o tema proposto por cada aluno e no qual todos os alunos são convidados a participar, independentemente de terem ou não lido esse livro.

Nesta sessão debateram-se temas como a resiliência, o poder do amor e da amizade, os limites físicos e psicológicos do ser humano, de entre outros.

Os alunos passaram, agora, a uma fase de pesquisa para a elaboração de trabalhos que partilharão com os colegas e as docentes no próximo período. 


 








 

1 comentário:

  1. Parabéns pelo projeto e pela atividade realizada. Parabéns pelo papel central da biblioteca na promoção da leitura e na criação de mais e melhores leitores.

    ResponderEliminar