segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Jogos da Alimentação ajudam a rever e a consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais


À semelhança de anos letivos anteriores, a BE/CRE dinamizou mais uns Jogos da Alimentação numa parceria com os docentes de Ciências Naturais do 6.º ano.

Este ano, devido à pandemia, registaram-se algumas alterações, nomeadamente a redução do número de alunos em cada uma das atividades e o reforço dos cuidados de higienização dos materiais utilizados. Assim, procedeu-se à desinfeção dos equipamentos após cada utilização, recorreu-se ao uso de pinças, passíveis de desinfeção, para manuseamento dos materiais e plastificaram-se as páginas do livro consultado.

Os alunos aderiram com o habitual entusiasmo e mostraram que esta é uma geração informada relativamente aos cuidados que devemos ter com a nossa alimentação.

Os jogos desenvolvem-se em torno de quatro atividades diferentes que vão sendo realizadas de forma rotativa:

Atividade A - A roda diária

Os alunos devem fazer uma adequada distribuição dos alimentos, disponibilizados em pequenas imagens em formato de íman, ao longo do dia, procurando variar, o mais possível, a escolha dos alimentos que consomem.

Atividade B - “Sara’s cooking class”

Recorrendo a esta aplicação, os alunos devem preparar, virtualmente, um “Smoothie de Pêssego” sendo que devem seguir as instruções dadas no guia da atividade e estar atentos aos ingredientes utilizados - uma forma lúdica de aprender a preparar uma refeição saudável.

Atividade C - Curiosidades sobre alimentos

Sabias que os bróculos são ricos em vitamina K? E que o pepino tem 96% de água? Ou que umas gotas de azeite na orelha podem aliviar a dor de ouvido? Estas e outras curiosidades foram descobertas pelos alunos através da consulta de algumas páginas do livro “100 coisas para saber sobre comida” e pela realização de umas palavras cruzadas.

Atividade D - A Pirâmide Alimentar da Dieta Mediterrânica

Nesta atividade os alunos distribuem, desde a base de uma pirâmide, os alimentos que devem ser consumidos, diariamente, em maior quantidade, até às camadas superiores onde devem constar aqueles que devem ser consumidos com moderação.

No final, na avaliação da atividade, os alunos foram unânimes em considerar que aprenderam mais sobre a alimentação de uma forma divertida!












 

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