segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sessão de leitura do livro "O Lápis Mágico de Malala" assinala o Dia Mundial da Criança na Biblioteca

 


Amanhã, dia 1 de junho, assinala-se o Dia Mundial da Criança. Este dia foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das suas condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

A Biblioteca Escolar decidiu assinalar esta data com uma sessão de leitura do livro “O Lápis Mágico de Malala”. A sessão destina-se prioritariamente aos alunos do 5.º ano e pretende, não só dar a conhecer a história da jovem Paquistanesa, mas também sensibilizar as crianças para a importância do respeito pelos Direitos das crianças, nomeadamente o direito à educação.

Neste livro, cuja história sensibiliza a maioria dos alunos, Malala começa por contar como, por volta dos 10 anos de idade, gostava de assistir, juntamente com os seus irmãos mais novos, ao programa de televisão “Shaka Laka Boom Boom” no qual o jovem Sanju possui um lápis mágico que lhe permite tornar real tudo aquilo que desenha. Malala começa por desejar possuir também um lápis mágico que lhe permitisse desenhar belos vestidos para a sua mãe, uma bola de futebol para os seus irmãos, ou até uma fechadura para a porta do seu quarto para impedir os seus irmãos de entrar. No entanto, apesar da sua idade (10/11 anos), rapidamente se apercebe de que o mundo à sua volta necessita de Paz e as crianças necessitam de escolas com condições para estudarem, por exemplo.

Desafiados pela professora bibliotecária sobre o que desenhariam caso tivessem um lápis mágico, muitos foram os alunos que mostraram o seu intuito de desenhar um oceano sem plástico, um mundo sem doenças, nomeadamente sem Covid, um mundo com paz e harmonia e, claro, alguns desejaram ter muito dinheiro para poderem ajudar a sua família e amigos.

No final, a professora Filomena Lima disponibilizou um excerto do discurso de Malala nas Nações Unidas e a frase “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo” até suscitou alguns aplausos por parte dos alunos.





Se tiveres interesse, podes ver um excerto desse discurso:


Sem comentários:

Enviar um comentário