domingo, 6 de junho de 2021

6 de junho de 1939 - um triste caso de indiferença face a várias centenas de refugiados


A bordo do Saint Louis
A menina assinalada na foto, Eva Dublon, acabou por morrer em Auschwitz 


Partida do Navio Saint Louis de Regresso à Europa

 

“O Saint Louis era um navio transatlântico alemão que fazia a ligação regular entre Hamburgo, Nova Iorque e o Canadá. Ao final desse dia, o capitão Gustav Schroder deu ordem de partida, depois de ter aguardado alguns dias ao largo de Cuba e da costa dos EUA. Este evento não teria relevância especial, se o navio não transportasse mais de 900 judeus fugidos da Alemanha nazi que eram agora forçados a voltar à Europa. A viagem tinha como destino Cuba, onde os refugiados esperavam obter asilo. Porém, tanto este país como os EUA e o Canadá recusaram-se a acolhê-los, num compasso de espera que durou mais de uma semana. Com os abastecimentos a escassear e sem qualquer solução à vista, não lhes restava outra saída senão iniciar a viagem de regresso.

         O navio tinha chegado a Havana a 27 de maio, mas foi mantido à distância e impedido de se aproximar da zona das docas. O governo cubano tinha subitamente encerrado as suas fronteiras e invalidado todos os vistos de entrada emitidos antes do dia 5 desse mês. Assim, a esmagadora maioria dos passageiros do Saint Louis não pôde entrar e só 28 foram autorizados a desembarcar. O navio rumou então à costa norte-americana, mas nem os EUA nem o Canadá aceitaram receber os passageiros, porque nenhum destes países queria criar um precedente que abrisse a porta a um afluxo maciço de refugiados judeus.

          O capitão Schroder regressou à Europa, mas recusou devolver os passageiros à Alemanha. No dia 17, o Saint Louis chegou a Antuérpia e os passageiros foram distribuídos entre Reino Unido, Bélgica, França e Países Baixos. Com o início da guerra, pouco depois, a maior parte ficou novamente em risco e sabe-se hoje que mais de duas centenas e meia morreram nos anos seguintes, a maioria em campos de concentração nazis. O Saint Louis é frequentemente evocado como um exemplo da insensibilidade das políticas de imigração de muitos estados, que levantam todo o tipo de obstáculos e barreiras ao acolhimento e circulação de refugiados.”

Pinto. P. (2020). Partida do Navio Saint Louis de Regresso à Europa. In Os Dias da História – 365 episódios de Portugal e do Mundo (p. 171). Barcarena: Editorial Presença.




Sem comentários:

Enviar um comentário