segunda-feira, 7 de junho de 2021

Concurso de Ortografia - Estão apurados os vencedores!

 

Os vencedores das Ortografíadas 2020/2021. 
Parabéns à Bianca, à Inês e ao Pedro!!!

Este ano letivo, a Biblioteca Escolar dinamizou, uma vez mais, o concurso de ortografia, desta vez para os alunos do 9.º ano.

Participaram neste concurso cerca de 150 alunos. Apenas os alunos da turma 2.ª não estiveram envolvidos nesta atividade por se encontrarem em confinamento quando se realizou a 1.ª fase. O concurso desenvolveu-se em três fases no decurso das quais foram sendo apurados os melhores alunos.

Na 1.ª fase, o texto selecionado foi um excerto de A Aia de Eça de Queirós, na 2.ª fase, o texto escolhido foi um excerto de O Dia Cinzento e Outros Contos de Mário Dionísio e, finalmente, para a 3.ª fase o texto eleito foi um excerto de Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco.

Passaram à última fase 10 alunos, a saber:

- Matilde Borges (9.º 1.ª);

- Filipe Braga (9.º 3.ª);

- Matilde Brandão (9.º 3.ª);

- Pedro Méren (9.º 3.ª);

- Patrícia Miclea (9.º 6.ª);

- Afonso Duarte (9.º 7.ª);

- Bianca Miranda (9.º 7.ª);

- Inês Fernandes (9.º 7.ª);

- Lara Machado (9.º 7.ª);

- Matilde Colaço (9.º 7.ª).

 

De entre estes alunos, saíram vitoriosos a aluna Bianca Miranda (1.º lugar), e os alunos Pedro Méren e Inês Fernandes que ficaram em 2.º lugar ex aequo.

Todos eles deram provas de dominar algumas particularidades da ortografia portuguesa, sobretudo tendo em conta o grau considerável de dificuldade da prova da última fase.

Muitos parabéns a todos!

Os três alunos vencedores receberam um Certificado de participação e um livro que, certamente, contribuirá para consolidar o seu gosto pela leitura e pela escrita e o seu conhecimento da Língua Portuguesa.  

Agradeço às docentes de Português Fernanda Gomes, Sílvia Nogueira e Virginie Andrade que colaboraram nesta iniciativa. 

Os finalistas do Concurso de Ortografia 2020/2021

1 comentário: