domingo, 20 de junho de 2021

“Piratas à solta” na Biblioteca Escolar




Parece estranho, não parece? Mas é verdade.

A propósito do livro “Os Piratas” de Manuel António Pina, a professora bibliotecária desafia os alunos a descobrirem vários segredos sobre o mundo da pirataria.

A atividade começa com a leitura de excertos da 1.ª cena desta peça de teatro. A dúvida da personagem Ana sobre a origem do lenço vermelho suscita uma breve reflexão sobre a pirataria no século XXI, nomeadamente a pirataria informática, mas também a pirataria praticada ao largo da Somália, por exemplo.

O verdadeiro desafio começa quando os alunos são convidados a escolher um objeto relacionado com o mundo dos piratas, de entre os que se encontram dentro de um baú. Uma Bandeira, um barco, um código pirata, uma garrafa de rum, um lenço de pirata, uma bolsa com moedas de “ouro”, uma bússola, um mapa do tesouro…são alguns dos objetos à escolha. O que os alunos ainda não sabem é que terão de descobrir o segredo ligado a cada um destes objetos, transmiti-lo ao seu colega de grupo e reproduzi-lo, por escrito, tal como ele foi “encontrado”.

Uma atividade que treina a leitura silenciosa, a leitura em voz alta, a escrita… e põe à prova a capacidade de concentração, a memória e a rapidez da leitura à mistura com muito movimento e animação.

No final, apuram-se os vencedores e procuram-se, dentro de um pequeno baú de madeira trazido de um velho navio pirata, algumas “moedas de ouro ou de prata” para premiar os vencedores – verdadeiros piratas ou talvez não?

Aqui ficam as fotos das equipas vencedoras em cada uma das turmas de 6.º ano:








1 comentário: