segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Exposição "Rómulo de Carvalho - Memórias"

No âmbito da exposição "A Física no dia-a-dia na escola", a Biblioteca Escolar, em parceria com o projeto Fotomaton, concebeu e executou uma exposição intitulada "Rómulo de Carvalho - Memórias". O título resulta, precisamente, do facto de toda a exposição se desenvolver em torno de um conjunto de documentos, selecionados pelo filho do professor Rómulo de Carvalho, Frederico Carvalho, documentos esses que são acompanhados de excertos do livro autobiográfico Rómulo de Carvalho - Memórias.
Para além de réplicas de capas dos seus compêndios mais conhecidos, e absolutamente inovadores para a época, a exposição apresenta réplicas de documentos manuscritos, o seu auto-retrato e discos em vinil com registos de poemas de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho. Em jeito de introdução para a exposição "A Física no dia a dia na escola", o painel lateral das escadas de acesso à biblioteca apresenta um conjunto de questões colocadas por Rómulo de Carvalho no seu livro "Física no dia-a-dia" a partir das quais partia para abordar fenómenos físicos do quotidiano e dar-lhes uma explicação científica.
Registe-se, ainda, um último apontamento, fruto do trabalho de ilustração do poema de António Gedeão "Lágrima de Preta" realizado pelos alunos do 8º 3ª.
 
 


 











 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário