terça-feira, 13 de maio de 2014

Exposição "25 de abril - 40 anos"



A Biblioteca Escolar/CRE assinala mais um importante acontecimento histórico nacional com uma exposição, inteiramente concebida por alguns elementos da sua equipa com a colaboração da turma de artes do 12.º ano.

 A exposição 25 de abril – 40 anos” é composta por diversos painéis interpretativos dos acontecimentos mais marcantes desta data, a saber:

-  murais, elaborados pelos alunos da turma AV1, do 12º ano, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação do professor António Silvano;

- excertos das letras das canções que serviram de senhas para o arranque das operações militares do MFA, na madrugada do dia 25 de abril de 74 – “E depois do Adeus” e “Grândola Vila Morena” (agradecemos a colaboração do professor António Rosado neste painel);

- alguns “antecedentes” do 25 de abril;

- uma cronologia ilustrada das últimas “40 horas antes da liberdade”;

- conjunto de posters que marcaram o pós 25 de abril.

A exposição é enriquecida por um conjunto de autocolantes alusivos à Reforma Agrária, a murais do 25 de abril, ao 1.º de maio e outros, de grande interesse, que pertencem à coleção particular da professora Teresa Antunes, agora aposentada, e que, gentilmente, os cedeu para esta exposição.

Nesta exposição pode, ainda, apreciar-se um conjunto de livros, quer de autores portugueses, quer de autores estrangeiros, proibidos durante a ditadura do Estado Novo. Em alguns casos, estão também disponíveis, para consulta, os relatórios oficiais da censura desses mesmos livros.

Um interessante Power Point, intitulado “Um olhar sobre a Revolução…25 de abril de 74”, inspirado no trabalho do fotógrafo Carlos Gil, complementa esta exposição.

Concebida pela professora bibliotecária, Filomena Lima, a exposição contou com a colaboração dos professores de História, Célia Costa e Honório Marques, do professor de Oficina de Artes, António Silvano e, ainda, das professoras de Português Fernanda Gomes e Ana Paula Luz. Agradecemos a colaboração do professor António Ratão que concebeu o cartaz da exposição.


















Sem comentários:

Enviar um comentário