terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Visita virtual ao mundo de Anne Frank





No dia 19 de janeiro de 2017, os alunos da turma 3ª do 8.º ano assistiram a uma sessão, na biblioteca, para introdução ao estudo do livro O Diário De Anne Frank, no âmbito da disciplina de Português. A sessão foi conduzida pela professora bibliotecária, Filomena Lima.

Na sessão foi-se recriando o período de tempo que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, destacaram-se alguns dos acontecimentos que marcaram os anos de 1939 a 1945 como, por exemplo, as restrições a que estavam sujeitas muitas pessoas nesse período, nomeadamente os Judeus, e deu-se a conhecer um pouco da vida da autora e da sua família. Foi também referida a importância deste livro, a sua popularidade nos vários continentes, a maneira como foi publicado, as alterações que foi sofrendo, no que diz respeito ao texto, ao título e à própria capa. Na sessão foram também referidos alguns filmes como: “A Lista de Schlinder”, “O Pianista”, “A Vida é Bela”, o documentário “A Noite Cairá” e outras obras que retratam também este período da história da humanidade.
No final da sessão realizou-se uma visita, guiada, virtual ao “anexo secreto”, o espaço onde a autora e a sua família se refugiaram aquando da invasão da Holanda pelos Alemães, anexo esse que está acessível através do site oficial do Museu Anne Frank de Amesterdão.
A sessão ajudou, sem dúvida, os alunos a perceberem a importância deste livro e a importância de períodos como este não se repetirem na história da humanidade.


Joana Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário