À semelhança de anos
letivos anteriores, a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE)
está a dinamizar atividades para os alunos do 5.º ano que visam dar a conhecer
o espaço da biblioteca, a forma como está organizado, e algumas das suas
valências. A professora bibliotecária, Filomena Lima, aproveitou, também, para
divulgar o blogue da BE/CRE da EBS Gama Barros.
Este ano, a visita à
BE/CRE, que se realiza no âmbito das aulas de Português, foi repensada e,
naturalmente, foi adaptada às medidas de contingência impostas pela pandemia.
Assim, e tal como irá acontecer para a esmagadora maioria das atividades que
virão a ser dinamizadas neste espaço, trabalha-se numa dinâmica de turnos, durante
50 minutos para cada turno. Os alunos são distribuídos pelos lugares da biblioteca
de acordo com a planta que vigora na sala de aula, e é feito um registo dessa
ocupação. Para além da inevitável higienização das mãos à entrada da biblioteca,
os equipamentos utilizados são, também, higienizados após cada utilização. Para
facilitar essa higienização, os teclados dos computadores estão revestidos por
película protetora e as capas dos iPads foram retiradas.
Lamentavelmente,
tiveram, ainda, que ser suprimidas as habituais atividades em grupo bem como a
livre circulação pelo espaço da BE/CRE.
Ainda assim, os alunos
mostraram-se animados e realizaram com empenho e entusiasmo as atividades
propostas.
Para além de um puzzle da capa do livro “A Viúva e o Papagaio”, que será lido integralmente nas aulas de Português, e que foi construído com recurso à App “Jig Saw Puzzle”, os alunos exploraram a capa deste livro e, de entre outros aspetos, relembraram e consolidaram o conceito de cota. Ao contrário do que muitos ainda pensam, não estamos a referir-nos a uma pessoa de idade avançada, mas sim a um conjunto de sinais convencionais, habitualmente letras e números, que serve para classificar um documento e que nos ajuda a localizá-lo na Biblioteca e que se encontra inscrita na lombada do documento.
Os alunos ficaram, ainda,
a conhecer o blogue da biblioteca da nossa escola. O desafio consistia em seguirem
uma série de passos que os levava a entrarem no site “CoronaKids” e, nos “Jogos”
testarem os seus conhecimentos sobre o vírus e a pandemia. Muitos revelaram
conhecer muito bem os sintomas da doença, as formas como se propaga e os
cuidados que devem ter para se protegerem. Outros, poderão aceder novamente ao
site, informar-se melhor e, depois, repetir o teste. Foi este o desafio lançado
pela professora bibliotecária e que ficou no ar.
No final, para além do convite para que regressem em breve à BE/CRE, os alunos receberam um marcador de livros criado pela equipa da Biblioteca Escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário