sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ano Novo – Novos Posts

 

A partir de hoje, dia 1 de janeiro de 2021, passaremos a postar regularmente conteúdos relacionados com episódios da História de Portugal e do Mundo baseados na obra “Os Dias da História” de Paulo Jorge de Sousa Pinto. Esta obra irá funcionar como o ponto de partida para a partilha de outros documentos que consideraremos interessantes e que podem vir a complementar a visão sobre um determinado acontecimento histórico ocorrido nesse dia.

 

1 de janeiro de 1959

Queda do Presidente Fulgencio Batista, em Cuba

“Na festa de passagem de ano de 1959, o presidente ditador de Cuba, Fulgencio Batista, anunciou que iria deixar o país e tomou, nessa mesma noite, um avião que o conduziu à República Dominicana. Levou consigo a família e alguns colaboradores, assim como a sua fortuna, avaliada em cerca de 300 milhões de dólares. Nos dias anteriores, o seu exército havia sofrido diversas derrotas por parte dos movimentos rebeldes liderados por Fidel Castro, que entraram em Havana pouco depois. Fulgencio Batista acabou por se exilar em Portugal, onde viveu tranquilamente durante algum tempo, no Funchal e no Estoril, e morreu em Marbella, em 1973.

         Batista havia sido eleito presidente em 1940 e regressou ao poder 12 anos depois, através de um golpe de Estado. Os principais traços do seu governo foram a corrupção generalizada e o alinhamento com os interesses dos proprietários das plantações de cana-de-açúcar, que eram sobretudo norte-americanos. Os EUA consideravam-no um aliado importante e prestaram-lhe apoio financeiro e militar. Porém, o agravamento das desigualdades sociais e a feroz repressão do regime suscitaram o surgimento de movimentos rebeldes, como o movimento de 26 de julho. Inicialmente desorganizados, os guerrilheiros rapidamente ganharam vantagem sobre as forças de Batista, o que levou à sua derrota e fuga do país.

         O novo regime revolucionário deu início a um vasto programa de reformas económicas e sociais. De início, a receção norte-americana foi amena e o próprio Fidel Castro visitou os EUA pouco depois. No entanto, as relações deterioraram-se rapidamente: os norte-americanos encaravam a revolução cubana como um avanço do comunismo internacional e um perigo para a sua segurança, e Cuba considerava os EUA o grande responsável pelo subdesenvolvimento do país e da América Latina. As duas nações viveram num estado de permanente tensão durante meio século, até aos primeiros sinais de desanuviamento e à normalização das relações diplomáticas, em 2014.”

 

Pinto. P. (2020). Queda do Presidente Fulgencio Batista, em Cuba. In Os Dias da História-365 episódios da História de Portugal e do Mundo (p. 15). Barcarena: Editorial Presença.

 

Fulgencio Batista



Fidel Castro

Se quiser saber um pouco mais sobre este período da História de Cuba, poderá ver alguns dos filmes que já se produziram sobre a matéria. Siga o link e veja quais são alguns desses filmes:

 https://www.dn.pt/artes/dez-filmes-sobre-cuba-como-sydney-pollack-ou-wim-wenders-a-viram-5088341.html 

 

Sabia que Ron Howard é o realizador escolhido pela Paramount Pictures para um novo filme sobre Fidel Castro?

 “The Fixer” será um thriller de ação com argumento de Tyler Hisel, sobre a história real do plano de assassinato de Fidel Castro.

A história, inspirada em factos reais, centra-se num agente do FBI, que, no auge da Guerra Fria, é contratado pela CIA para liderar uma equipa de agentes da CIA e de membros da máfia de Chicago para assassinar o líder cubano Fidel Castro.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário