segunda-feira, 25 de março de 2024

"Conversas sobre a revolução...50 anos depois" com os professores Ana Isabel Ramos e Pedro Vidal

 


Foi a 4.ª conversa sobre a revolução. Depois dos atores Joaquim Nicolau e Rita Blanco, depois do professor de História, Manuel Sanches, tivemos o privilégio de assistir a esta “conversa” com a professora de Inglês, Ana Isabel Ramos, e com o professor de Filosofia, Pedro Vidal.

Foi uma conversa sempre interessante e descontraída sobre os tempos pré e pós-revolução – sobre a escola, sobre música, sobre moda, sobre televisão, sobre política.

A turma do 9.º 1.ª, que participou nesta conversa, teve a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem no tempo e ficar a saber que a escola não era mista (coisa estranha para os nossos alunos!!!), que era preciso uma nota mínima para se dispensar aos exames, e que na escola, ou fora dela, não se falava abertamente sobre política. Os “Pides” andavam sempre por ali à espera de apanhar alguém a falar sobre o regime.

Os professores partilharam algumas fotos pessoais que permitiram perceber as tendências da moda e verificar que, curiosamente, os jovens adolescentes não usavam calças de ganga ou ténis e se apresentavam num registo muito mais formal, em ambiente escolar ou entre amigos.  

Tendo ambos cerca de 16 anos em 1974, estes professores não poderiam deixar de partilhar os seus gostos musicais – Beatles, Janis Joplin, Led Zappelin, Cat Stevens, John Lennon, de entre outros, estavam no Top das suas preferências musicais. Foi interessante verificar a adesão de muitos dos alunos do 9.º 1.ª em relação a estas sonoridades, apesar de estes artistas serem desconhecidos para a esmagadora maioria dos alunos.

Falou-se também de televisão e de como era viver com apenas dois canais de televisão – emissões transmitidas apenas em algumas horas do dia, a preto e branco. Destacaram-se alguns programas icónicos para a época e até pudemos ver o cantor Marco Paulo no festival da canção de 1967.

Esta foi uma conversa em que dois professores à beira da reforma (para a professora Ana Isabel Ramos foi mesmo o seu último dia de aulas) tiveram a capacidade de voltar a ser adolescentes de 16 anos tendo, até, partilhado excertos do diário (que a professora Ana Isabel escrevia na altura) do dia 25 de abril de 1974 e do seu registo escolar do ano subsequente.

Muito obrigada a ambos os professores pela excelente partilha.

 










Sem comentários:

Enviar um comentário