No
ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, as
professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas D. Maria II, professoras Filomena
Lima e Gracinda Silva, criaram um conjunto de atividades destinadas a alunos
dos 4.º e 5.º anos para marcar esta efeméride.
Estas
atividades começaram a ser dinamizadas na escola sede do agrupamento durante a semana
da leitura, no âmbito de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e as docentes
de Português do 5.º ano, e prolongar-se-ão para o período após a interrupção letiva
da Páscoa.
Trata-se
de uma iniciativa centrada no desenvolvimento das competências leitoras, nomeadamente
de diferentes modalidades de leitura – leitura silenciosa, leitura de imagens e
leitura em voz alta e de técnicas de leitura, como por exemplo o “skimming” e o
“scanning”, centrada em três livros diferentes: Luís
Vaz de Camões - Um Poeta Genial, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Barbi-Ruivo
– o meu primeiro Camões, de Manuel Alegre, e Camões – As
aventuras e desventuras de um poeta épico, de Sérgio Franclim.
Ao longo de cerca de 60 minutos os alunos realizaram, em grupo, três atividades que visam conhecer alguns dados sobre a vida e a obra do poeta Luís de Camões, a saber:
- Atividade “O Puzzle e o livro Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial” no âmbito da qual os alunos construiram um puzzle com a imagem de Camões e, depois, preencheram o “cartão de cidadão” do poeta mediante uma pesquisa de informação no livro em questão; atividade “O vídeo “3vialities” – Luís de Camões” – durante a qual os alunos visionaram um excerto deste pequeno filme, sobretudo sobre a passagem de Luís de Camões pelo Oriente, e identificaram várias afirmações como verdadeiras ou falsas; atividade “Os objetos que “contam” Camões” - um globo do mundo, uma figura de uma chinesa, um exemplar da obra “Os Lusíadas”, um barco e uma pala de olho, servem de pretexto para a leitura de excertos do livro de Manuel Alegre “O meu primeiro Camões” com vista ao preenchimento de um texto lacunar.
No final, houve espaço para a “leitura” de uma ilustração do livro de Sérgio Franclim e para um pequeno Kahoot, tão do agrado dos alunos. Foram sessões em que os alunos estiveram numa atitude proativa e muito empenhados e, no final, mostraram que tinham aprendido muito sobre um dos poetas maiores da língua portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário