sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Alunos visitam o Museu da Carris


No dia 7 de outubro de 2014, os alunos do 8.º 1.ª da Escola Básica e Secundária de Gama Barros visitaram o Museu da Carris, na companhia de diversos professores.

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu e também de visionar um filme sobre a história de Lisboa e as suas origens.

O Museu está dividido em dois núcleos, sendo o primeiro constituído por pequenos objetos e o segundo pelos transportes públicos originais da Carris e as oficinas onde produziam os bilhetes para as viagens nos diferentes meios de transporte. Estes dois núcleos mostram a riqueza do espólio desta empresa.

No primeiro núcleo, os estudantes puderam observar documentos oficiais dos primeiros passos da Carris, bem como cartas dos fundadores da empresa. Contemplaram maquetas de elevadores, ascensores elétricos e autocarros que circulavam na capital. Seguidamente, apreciaram exemplares originais de bilhetes, de obliteradores e de instrumentos do sorteio das ações da empresa, assim como os uniformes usados pelos funcionários da Carris. Posteriormente, observaram um posto médico para trabalhadores da empresa e os instrumentos que pertencem à Banda desta companhia.

Para surpresa dos alunos, puderam fazer uma viagem de elétrico entre os núcleos 1 e 2, num exemplar com uma decoração requintada.

No núcleo 2, contemplaram os elétricos e os autocarros originais desde 1901. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de visitar o interior de dois autocarros.

Por fim, visitaram as oficinas – máquinas e instrumentos – onde se produziam os bilhetes dos vários transportes da Carris.

Estes alunos tiveram o privilégio de visitar um dos vários museus que contribuem para a valorização do património de Lisboa.


Beatriz Rosalino
8.º 1.ª






 
 
 
 



 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário