quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Turmas do 8.º ano da Escola Gama Barros visitam Museu da Carris




No dia 7 de outubro, os alunos do 8.º1ª e do 8.º2ª da Escola Básica e Secundária  de Gama Barros participaram numa visita de estudo ao Museu da Carris, em Lisboa.

Quando chegámos ao Museu o grupo foi dividido: o 8.º 1ª foi ver primeiro o filme “Lisboa, quem és tu?” e o 8.º 2ª  fez a visita guiada ao núcleo I.

Neste núcleo, puderam ver imagens do primeiro elétrico que existiu em Lisboa, que era diferente de todos os outros, porque as carruagens eram abertas, circulavam sobre carris e eram puxadas por cavalos. Também viram fotografias de alguns elevadores: o elevador da Bica, o elevador de Santa Justa, o elevador da Glória e o elevador do Lavra.
De seguida, viram algumas fardas que os guarda-freios usavam, alguns circuitos que os elétricos faziam e os bilhetes que se usavam antigamente. Depois viram instrumentos da banda da Carris e algumas maquetas sobre o Metropolitano de Lisboa.

Os alunos visitaram também o núcleo II, para onde se deslocaram num elétrico de 1901. Aí havia muitos elétricos e autocarros antigos. Depois de  terem visto os elétricos, os alunos também visitaram o interior de um autocarro muito antigo de dois pisos. Ainda neste núcleo, viram as máquinas utilizadas para fazer os bilhetes antigamente.

A seguir, foram outra vez de elétrico até uma sala para ver o filme “Lisboa, quem és tu?”. Para finalizar a visita, foram ver mais alguns autocarros antigos.
Depois,  juntaram-se novamente as turmas e foram para o autocarro, para regressarem à escola.

Mariana Santos
8º 2ª








                                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário