terça-feira, 27 de outubro de 2020

Clube de Leitura debate tema do Bullying

 

Após pouco mais de um mês em que demos o “pontapé de saída” para o Clube de Leitura na EBSGB, eis que chegou o momento da partilha para os alunos do 9.º 7.ª.

A sessão de partilha de leituras realizou-se em dois momentos diferentes: o primeiro momento coincidiu precisamente com o Dia da Biblioteca Escolar, dia 26 de outubro. Nessa sessão demos destaque ao livro “Cartas da Beatriz” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os alunos leram, em voz alta, vários excertos do livro, que consideraram interessantes, e passíveis de gerar o debate de ideias sobre temas como a solidão, o Bullying, e o impacto dos divórcios junto dos filhos, por exemplo.

O segundo momento realizou-se hoje e contou com a enriquecedora colaboração da Psicóloga da escola, Dra. Carla Marques que, juntamente com a estagiária da Universidade Católica, Ana Alves, fez uma interessante apresentação sobre Bullying. De entre outros aspetos, a Dra. Carla Marques clarificou o conceito de Bullying, para que não se confunda com uma mera discussão ou com a troça inofensiva, falou sobre as diversas modalidades de Bullying, e ainda sobre as diferentes personagens do Bullying.

Terminada esta apresentação, os alunos tentaram encontrar exemplos no livro para alguns dos pontos que tinham sido abordados pela Dra. Carla Marques e tentaram imaginar o que poderia ter sido alterado na sequência da narrativa para que a personagem principal, Beatriz, não tivesse, afinal, sido vítima de Bullying.

No final, ficou bem claro que todos devemos estar alerta para este tipo de situações e que não devemos pactuar com ações de Bullying. Pelo contrário, o papel de qualquer um de nós deve ser o de apoiar as vítimas e denunciar esse tipo de abusos.

Na nossa escola a denúncia de situações de Bullying poderá ser feita, anonimamente, na biblioteca da escola, utilizando um documento, próprio para esse efeito, e que, depois de devidamente preenchido, deverá ser colocado na caixa do correio “No Bully”.

A Dra. Carla Marques deu início à sessão partilhando um vídeo da Campanha Anti-Bullying da responsabilidade da "Be The Change" que poderás visualizar se acederes a este link:

https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/?page_id=24805 








 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário