domingo, 25 de outubro de 2020

Sugestões de leitura no âmbito do Dia da Biblioteca Escolar


No âmbito do Dia da Biblioteca Escolar, deixamos duas sugestões de leitura: uma para os mais jovens, e outra para aqueles que já se aventuram por narrativas mais ambiciosas.

A primeira sugestão de leitura surge, ainda, no âmbito da nossa “homenagem” ao pequeno mamífero zelador da saúde de algumas das mais importantes bibliotecas portuguesas – o morcego.

O livro «O Morcego Bibliotecário» para além de nos dar a conhecer diferentes espécies de morcegos e o seu habitat, sublinha o amor aos livros e à leitura. É por esse amor aos livros que Franjinhas, o protagonista desta história, decide deixar a sua família e a sua comunidade. Fá-lo por sentido de dever, para substituir o velho Ferradura como bibliotecário num palácio distante e assim dar continuidade a uma ilustre linhagem de morcegos bibliotecários.

A autora deste criativo argumento é Carmen Zita Ferreira e o ilustrador é nem mais nem menos que o conhecido Paulo Galindro. O resultado é absolutamente fantástico.

Desvendamos um pouco mais deste livro através da seguinte hiperligação:

https://www.youtube.com/watch?v=iz-m8Gp8cXI 

 

A segunda sugestão de leitura recai sobre o livro de Alberto Manguel «Embalando a minha biblioteca».

O escritor argentino, que começou a ler aos 16 anos para Jorge Luis Borges, instalou a sua biblioteca, no início do século XXI num presbitério no Vale do Loire, em França. Contrariamente àquilo que pensava, esta não foi a "casa" definitiva dos seus livros pelo que, teve de voltar a encaixotar os cerca de 35 mil exemplares da sua biblioteca pessoal. Esse é o pretexto para Alberto Manguel olhar para a sua vida, e para a relação que sempre estabeleceu com os livros, e para refletir sobre a importância dos livros nas vidas dos seus leitores. 

Esta sugestão surge precisamente numa altura em que sabemos que Alberto Manguel aceitou o convite do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e que se mudou para a capital portuguesa. Na bagagem, traz um verdadeiro tesouro: o seu acervo de 40 mil livros, com o qual iniciará uma nova biblioteca. Para além disso, vai presidir ao Centro de Estudos sobre a História da Leitura.

Veja a notícia sobre esta importante oferta à cidade de Lisboa clicando na seguinte hiperligação:

 https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/escritor-alberto-manguel-doa-a-sua-biblioteca-a-camara-de-lisboa/5f5d40c90cf27cb7ea218734



 

Sem comentários:

Enviar um comentário